Linda Miriam Cerdeira

Linda Cerdeira, feminista, ativista e mãe de duas crianças, é doutoranda em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no âmbito dos Projetos EMINC: Engaging Men and Promoting Positive Gender Norms in Early Childhood e KINDER - Desafiar os estereótipos de género na educação e na primeira infância: a construção de uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil. É formada em Relações Internacionais com especialização em Direitos Humanos. De 2013 a 2019, foi Coordenadora de Programas do Instituto Promundo, no Brasil. Atualmente colabora ainda com a Coordenação de Programas do Promundo - Portugal e é consultora internacional nos projetos Global Grace (Global Gender and Cultures of Equality) e LINEA (Learning Initiative on Norms, Exploitation and Abuse). Com 15 anos de experiência em projetos socioculturais e de género em Portugal e no Brasil, coordenou vários projetos de pesquisa-ação, utilizando metodologias transformadoras de género com foco em género, masculinidades, violência urbana, artes e cultura. O seu projeto de Investigação de Doutoramento tem por tema: ARTIVISMOS FEMINISTAS: Potências Marginais na disruptura da branquitude.

Moura, Tatiana; Cerdeira, Linda (2021), "Re-Thinking Gender, Artivism and Choices. Cultures of Equality Emerging From Urban Peripheries", Frontiers in Sociology, 6, 637564