Manuel João Cruz

Manuel João Cruz é estudante do 3º ano de doutoramento em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente encontra-se a estudar as narrativas políticas e a narrativa populista do Chega. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase nas Ciências da Comunicação e Ciência Política. É autor de vários artigos sobre Desinformação e Fake News, assim como um capítulo de livro sobre educação no Ensino Superior. É investigador no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) onde integra a linha temática de Democracia, Justiça e Direitos Humanos. No CES, Manuel João Cruz integra o projeto "UNPOP: Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político". É ainda membro da Comissão Organizadora das Jornadas de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Principais interesses de investigação: Media, Populismo, Democracia, Estudos Narrativos.

Cruz, Manuel João (2021), Modelos Tradicionais eAlternativos de Aprendizagem no Ensino Superior em Contexto Pandémico, in Manuela Ferreira (org.), InCompetências emocionais e prevenção do abandono no Ensino Superior. Viseu: Edições Esgotadas, 50-59

Morais, Nídia Salomé; Cruz, Manuel (2020), "Desinformação e fake news. estudo com alunos de comunicação de uma Instituição de Ensino Superior", Mediapolis, 11, 27-40