Maria Irene Ramalho

irsantos@wisc.edu

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2012. Desde 1999, é International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde lecciona regularmente como professora visitante. Tem publicado extensamente, em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas. Entre as suas actuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo.Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.

Ramalho, Maria Irene (2018), Blindfolded Eyes and the Eyable Being. Pessoa, The Senses and the 35 Sonnets, in Patricio Ferrari (org.), Inside the Mask. The English Poetry of Fernando Pessoa. Providence, R. I.: Gávea-Brown, 139-151

Ramalho, Maria Irene (2017), ""The Private Is Public or Furbies Are Us"", e-cadernos ces online, 27

Ramalho, Maria Irene (2017), "Diferença? Ou variedade infinita?", Cadernos de Literatura Comparada, 35, 161-174