Maria Paula Meneses

MARIA PAULA MENESES é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Em 2019 foi investigadora visitante junto da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Lecciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora do programa de doutoramento em 'Pós-colonialismos e cidadania global'. Co-coordena com Boaventura de Sousa santos (CES) e Karina Bidaseca (CLACSO) o curso internacional 'Epistemologias do Sul' (CLACSO-CES). Anteriormente foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico - com especial ênfase para as relações entre o Estado e as 'autoridades tradicionais' no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. Participou em inúmeros projectos de investigação, coordenando atualmente uma pesquisa sobre as relações afetivas durante a guerra. Organizou e publicou vários livros e artigos. De entre as suas mais recentes publicações estão "Os Saberes Feiticeiros em Moçambique: Realidades materiais, experiências espirituais" (Almedina 2019), "Knowledges Born in the Struggle Constructing the Epistemologies of the Global South" (volume editado com Boaventura de Sousa Santos, Routledge, 2019) e "Mozambique on the Move. Challenges and Reflections' (Brill, 2018), organziado com Sheila P. Khan e Bjorn Bertelsen. Tem o seu trabalho publicado em diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Holanda e Colômbia.

Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paula (2019), Conclusion:Toward a Post-Abyssal World, in Boaventura de Sousa Santos and Maria Paula Meneses (org.), Knowledges Born in the Struggle Constructing the Epistemologies of the Global South. New York: Routledge, 241-245

Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paula (2019), Introduction - Epistemologies of the South-Giving Voice to the Diversity of the South, in Boaventura de Sousa Santos and Maria Paula Meneses (org.), Knowledges Born in the Struggle Constructing the Epistemologies of the Global South. New York: Routledge, xvii-xliii

Livro

Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paula (orgs.) (2019), Knowledges Born in the Struggle Constructing the Epistemologies of the Global South. New York: Routledge