Seminário

A religião é perigosa para a democracia?

Teresa Toldy (CES)

28 de abril de 2015, 14h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

É hoje pacífico que a religião não só não desapareceu como alimenta debates acesos sobre a pertinência ou não da sua presença no espaço público. Constituirão as religiões um factor de perturbação para as democracias? Serão fatais os regimes democráticos seculares para as religiões? Será a secularização uma fatalidade ou a única via de sobrevivência para as democracias? O seminário procurará discutir as teses da "democracia associativa" e do lugar possível das religiões neste contexto, segundo Veit Bader, bem como a tese de "secularismo moderado", de Tariq Modood.

Os participantes neste seminário deverão ler os seguintes textos que serão alvo de discucussão:

http://www.eui.eu/Projects/ACCEPT/Documents/News/Moderate Secularism Political Quaterly.pdf

Nota biográfica

Teresa Maria Leal de Assunção Martinho Toldy é doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt/Alemanha), Mestre em Teologia (ramo de Teologia Sistemática) pela Universidade Católica Portuguesa, Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora Associada com Agregação em Estudos Sociais na Universidade Fernando Pessoa (Porto), em regime de exclusividade. Docente desta universidade nas áreas da Ética, dos Estudos de Género e da Cidadania. Vice-Presidente da Comissão de Ética da mesma instituição. Investigadora do CES, onde coordena o POLICREDOS. Presidente da Associação Portuguesa de Teologias Feministas e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, entre 2009 e 2014. Domínios de Especialização: Religião; Estudos feministas. Outros domínios: Cidadania. Com várias obras publicadas nas suas áreas de especialização.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e Programa de Doutoramento "Democracia no Século XXI"