Seminário aberto | Programa Doutoramento «Estudos Feministas»

O Sublime em Clarice Lispector: Uma leitura Crítico-Feminista

Rosana Cássia Kamita (UFSC/CAPES/CNPq)

18 de outubro de 2017, 17h00

Sala de Seminários do IENA (6.º piso), Faculdade de Letras da UC

Resumo

A literatura pode ser percebida a partir de determinados paradigmas considerados referenciais e a priori. No entanto, o sentimento sublime permite reconhecer o excesso e a ausência de regras pré-estabelecidas, instaurando um espaço diferenciado para a percepção da literatura em suas várias dimensões, tanto no que se refere à produção e recepção de textos literários, quanto em relação às abordagens teórico-críticas empreendidas. A proposta deste seminário é a de refletir sobre a dimensão sublime em alguns contos de Clarice Lispector. O sublime pode ser considerado como fissura do hegemônico literário, espaço privilegiado de reavaliação de padrões e paradigmas, ao admitir o ilimitado, o informe e o paradoxal. O pensamento kantiano aponta que a natureza contribui para despertar o sentimento sublime, não por suas formas, mas por sua grandeza e força. Ao aproximar essa conceituação à literatura, teríamos que a perspectiva não está centrada na mudança em si, mas na possibilidade de mudança, o que ilumina a reflexão sobre o sublime através de diferentes épocas e estilos, pois sempre haverá uma nova possibilidade para as manifestações literárias e o sublime é esse estado de expectativa pelo devir. Por meio do sentimento sublime, a arte é sempre impulsionada a reavaliar seus limites e Clarice Lispector representa esse nível de tensão e instabilidade, quando autoria e representação femininas são repensadas através da própria escritora e de seu fazer literário.

Nota biográfica

Rosana Cássia Kamita (Universidade Federal de Santa Catarina/CAPES/CNPq) - Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), atuando na Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura. Coordenadora do Grupo de Trabalho A Mulher na Literatura, da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), no biênio 2014-2016. Integrante do Grupo de Pesquisa do Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC. Integrante da Editoria de Artigos da Revista Estudos Feministas - REF. Coordenadora do Núcleo Literatual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade. Co-Coordenadora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero, da Universidade Federal de Santa Catarina, entre os anos 2016-2017. Possui várias publicações na área dos estudos feministas e de gênero. A realizar pós-doutoramento na Universidade do Porto, com bolsa CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento «Estudos Feministas» (FLUC/CES)