Seminário

Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Eurídice Figueiredo (Universidade Federal Fluminense)

15 de outubro de 2018, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Vou apresentar em linhas gerais meu projeto atual de escrever um livro com o título (ainda provisório) de Por uma crítica feminista. Apontamentos para uma história da literatura brasileira de autoria feminina. Traço uma linha do tempo estudando a produção literária brasileira de autoria feminina do século XIX ao momento atual, porém incluindo somente narrativas: contos, romances e relatos autobiográficos. Discuto várias questões teóricas: 1. História da Literatura, cânone e crítica feminista; 2. a dominação masculina e a luta feminista; 3. o papel das mulheres no sistema patriarcal; 4. o feminismo negro e decolonial; 5. a literatura ameríndia; 6. o erotismo e a sexualidade  incluindo questões como incesto, estupro, aborto; 7. a desconstrução de gênero  e a teoria queer; 8. o continuum lésbico e a crítica da heteronormatividade; 9. o transgênero. O foco principal desta pesquisa reside no contemporâneo porque me interessa perceber e revelar como estão escrevendo as novas gerações de mulheres sobre si e sobre seus corpos.

Nota biográfica

Eurídice Figueiredo fez Mestrado e Doutorado na UFRJ e Pós-Doutorado Sénior na UFMG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos de Literatura - da Universidade Federal Fluminense desde 1989. Atualmente é professora associada aposentada. Publicou Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (1998) e inúmeros artigos em obras coletivas e revistas nacionais e internacionais. Editou números das revistas Gragoatá e Cadernos de Letras (UFF) e Letras (UFSM). Organizou os livros Figurações da alteridade (com M.B. Porto, 2007), Conceitos de literatura e cultura (2005), Recortes transculturais(com E.P. dos Santos, 1997), A escrita feminina e a tradição literária (1995). É pesquisadora do CNPq desde 1993.

Foi professora visitante na Université du Québec à Montréal (Canadá), Università degli Studi di Napoli l'Orientale (Itália) e Université de Rennes (França). Criou e coordenou o GT "Relações literárias interamericanas" (2000-2004). É líder do GRPesq "Relações literárias interamericanas". Publicou os livros: Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção (EdUERJ, 2013), Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura (7Letras, 2010), Construções de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (EdUFF, 1998). Organizou os livros: Conceitos de literatura e cultura (EdUFF/Ed. UFJF, 2005/2012), A escrita feminina e a tradição literária (EdUFF, 1995). Em parceria, organizou América Latina: integração e interlocução (com REIS, Lívia, 7letras, 2011), Figurações da alteridade (com PORTO, M. Bernadette, EdUFF, 2007), Recortes transculturais (com SANTOS, Eloína Prati, EdUFF, 1997). Foi editora ou co-editora responsável por números das revistas GragoatáCadernos de Letras do Instituto de Letras da UFF, Letras do PPG de Letras da Universidade Federal de Santa Maria e Interfaces Brasil-Canadá. Tem artigos em livros coletivos e em revistas nacionais e internacionais.

Últimas publicações:

A literatura como arquivo da ditadura brasileira, Rio de Janeiro: 7Letras, 2017;
Representações de etnicidade : perspectivas interamericanas de literatura, Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.
Mulheres ao Espelho-autobiografia, Ficção, Autoficcão, Ed. Eduer, 2016;

Está presentemente a escrever um livro sobre literatura brasileira contemporânea de autoria feminina.

Atividade no âmbito do programa de doutoramento «Estudos Feministas»