Seminário | Programa de Doutoramento em ESTUDOS FEMINISTAS

O cuidado na investigação e a investigação do cuidado: Etnografias de mulheres e guerra

Teresa Cunha (CES)

29 de abril de 2021, 14h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Partindo de três conceitos principais, o cuidado, a etnografia e o pensamento artesanal, estruturo este seminário em duas partes.

A primeira dedico-a a pensar um dispositivo metodológico em torno do cuidado na investigação etnográfica. Para tal tenho como pano de fundo uma pesquisa realizada na província de Cabo Delgado em Moçambique (2020/2021) junto de mulheres refugiadas de guerra acolhidas em casas de parentes, amigxs e centros para deslocadxs de guerra.

Na segunda parte, proponho uma discussão sobre uma análise das aprendizagens realizadas a partir da ideia do pensamento artesanal. Esta racionalidade artesã lança desafios à linearidade do tempo da ciência e valoriza a integralidade dos conhecimentos encarnados e olha para o rigor como repetições criativas e imaginativas.

O seminário fica completo com uma discussão entre todas as pessoas participantes.

Leituras:

Cunha, Teresa (2021), ‘Somos gente de pouca esperança. Só vivemos’ - Relatório de Pesquisa, Gernika Gogoratuza e Fórum Mulher que será facultado  até 15 de março em formato PDF

Soeiro, José; Araújo, Mafalda; Figueiredo, Sofia (2020), Cuidar de quem cuida. Histórias e testemunhos de um trabalho invisível. Um manifesto para o futuro. Lisboa: Objectiva, pp. 99 a 125.

_________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis 
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83233523845?pwd=UzJVd0hxaHdYWHljUG5JYzllWThpZz09
ID da reunião: 832 3352 3845 | Senha de acesso: 951311

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.