Conferência

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: Abordagem contemporânea à Saúde Pública e à Saúde Coletiva

29 de abril de 2022, 10h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Apresentação

Aula aberta organizada pelo Observatório do Risco, pelo Programa de Doutoramento 'Território, Risco e Políticas Públicas' e pelo Mestrado 'Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos'.

 

Nota biográfica

Guilherme Franco Netto | Possui graduação em Medicina(1985) e Residência de Medicina Preventiva e Social (1987) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Saúde Pública (1986) pela ENSP/FIOCRUZ, Mestrado em Saúde Pública(1994) e Doutorado em Epidemiologia - Ph.D. (1998) ambos pela Tulane University of Louisiana. Obteve o título de Pós-doutor no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Unicamp (2009). É médico do Ministério da Saúde, concursado em 1987. Atividade profissional centrada na área de serviços e planejamento de políticas públicas, tendo sido Superintendente da Superintendência de Saúde Coletiva da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - SES/RJ (1991-1993), quando representou a SES/RJ na Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro -Rio 92, em 1992. Foi Coordenador Regional da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA no Rio de Janeiro (1999-2000), promovendo a descentralização das ações de controle de vetores transmissores de doenças para as esferas estadual e municipal e co-elaborador do Projeto de Aprimoramento da Vigilância em Saúde.

Coordenador Geral e Vigilância em Saúde Ambiental da FUNASA e SVS (2001-2006), estabelecendo diretrizes, estratégias, políticas e programas de saúde relacionados com o meio ambiente. Nessa competência estruturou e implantou no Sistema Único de Saúde - SUS a vigilância em saúde relacionada a desastres de origem natural e tecnológica. Baseando-se no conceito de Determinação Social da Saúde, representou o Ministério da Saúde no Conselho Nacional de Saúde, estreitando laços entre a política de saúde com as demais políticas relacionadas à saúde, no âmbito econômico, social e ambiental.  Atuou no México como consultor de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da Organização Pan Americana de Saúde (2006-07). Atuou como Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (2007-2013).

Concursado como Especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, onde coordena o Programa Institucional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade e o Centro Colaborador da OPAS/OMS de Saúde Pública e Ambiente. Entre suas competências na Fiocruz coordena também o Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis e é o Secretário Executivo da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Coordena a Sala de Situações da Fiocruz, a qual é responsável pela organização de resposta a desastres e calamidades sanitárias.