Teses Defendidas

O trabalho criativo em Portugal: uma análise a partir do caso do design de comunicação

Pedro Quintela

Data de Defesa
21 de Fevereiro de 2022
Programa de Doutoramento
Sociologia
Orientação
Claudino Ferreira
Resumo
Esta investigação ocupa-se do trabalho criativo, procurando perceber sociologicamente a heterogeneidade de situações que o compreendem, o seu modo de organização e funcionamento e a sua importância atual. Centra-se num domínio exemplar do setor cultural e criativo e, em sentido mais amplo, da economia criativa - o design gráfico e de comunicação -, analisando-o à luz das especificidades do contexto português. Como se procura argumentar ao longo da tese, o design constitui hoje um objeto privilegiado quer para compreender e debater a realidade prática do trabalho criativo, quer para problematizar algumas das conceções homogeneizantes e simplificadoras que, no quadro de uma retórica que ainda é hoje hegemónica nos contextos técnico-científicos, políticos, económicos e mediáticos, se têm afirmado sobre o trabalho criativo e sobre o seu concurso para os processos de desenvolvimento socioeconómico na atualidade. Questiona-se, pois, o que representa hoje o trabalho criativo em design gráfico e de comunicação e qual a sua relevância (política, económica, social, cultural) em Portugal; em que situações e sob que condições concretas é atualmente desenvolvido o trabalho dos designers gráficos e de comunicação, identificando os principais vetores de transformação e as grandes mudanças ocorridas nas últimas décadas; quais são as especificidades que distinguem este tipo de trabalho criativo de outras formas de trabalho "não-criativas"; e, por fim, como são, no seu âmbito, concebidas e aplicadas a noção de criatividade e outras noções associadas, como inovação, originalidade, autoria, empreendedorismo. Para tal, propôs-se um modelo analítico que, compatibilizando uma abordagem micro e macrossociológica, pretendeu captar, na sua complexidade, a multiplicidade e heterogeneidade de discursos, contextos e práticas profissionais em design gráfico e de comunicação em Portugal. Adotando uma perspetiva simultaneamente sincrónica e diacrónica, esta investigação procurou caraterizar o modo como esta área de atividade criativa se foi desenvolvendo no decurso do tempo; quais os seus principais protagonistas; quais os diversos discursos e retóricas (políticos, académicos, empresariais, mediáticos e outros) hoje existentes sobre o setor do design em Portugal, assim como as eventuais medidas e instrumentos de política pública que, no decurso do tempo, foram sendo especificamente dirigidas ao seu desenvolvimento e consolidação; e, por fim, quais os múltiplos contextos de trabalho em design gráfico e de comunicação em Portugal e o tipo de relações socioprofissionais que aqui se constituem e desenvolvem. Metodologicamente, foram mobilizados distintos instrumentos e técnicas de pesquisa, de forma a obter-se um olhar sociológico mais amplo, multifacetado e complexo acerca do mercado de trabalho em design gráfico e de comunicação em Portugal.

Palavras-chave: trabalho criativo; design; cultura; políticas culturais; história do design