Teses Defendidas

Públicos de Festivais de Cinema em Portugal: Um Estudo Comparado

Tânia Leão

Data de Defesa
10 de Dezembro de 2019
Programa de Doutoramento
Cidades e Culturas Urbanas
Orientação
Claudino Ferreira
Resumo
A presente tese tem como objeto os públicos de dois dos festivais de cinema mais prestigiados do panorama nacional: o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa. A partir de uma perspetiva integrada, analisaram-se os modos de relação que os referidos públicos estabelecem com os certames, com o cinema, com a cultura local e o universo cultural mais lato. Para tal, perscrutaram-se as suas práticas, usos e atitudes, os seus processos de decisão, de escolha e avaliação, bem como os seus discursos e representações, no que toca a estes específicos festivais, à Sétima Arte e à vivência cultural em geral. Avaliaram- se, ainda, as dimensões social, interacional e simbólica das práticas e dos consumos culturais (intra e extrafestivais), procurando detetar semelhanças e regularidades entre os participantes de ambos os festivais, mas, também, diferenças e singularidades.

Os festivais foram avaliados como eventos pós-tradicionais, ou seja, como contextos de mediação cultural que combinam rituais de raiz tradicional e modos de funcionamento contemporâneos, e que, por isso mesmo, promovem espaços de debate, de partilha e de participação cultural singulares. A análise dos modos de relação dos públicos com as múltiplas dimensões procurou atender, adicionalmente - e ainda que de forma periférica -, a fatores estruturais, como a (re)configuração histórica, política, económica, geográfica, espacial e cultural do universo considerado, que afetam tanto a esfera da oferta como a do consumo.

Do ponto de vista empírico, privilegiou-se uma aproximação teórico-metodológica eclética, assente numa metodologia combinada, com vista a captar as diversas escalas de análise que enformam as práticas dos públicos dos festivais. Procurou-se ir além das linhas de investigação mais convencionais sobre públicos - tendencialmente quantitativas/extensivas - ao valorizar-se o papel ativo dos públicos e o poder modelador do(s) contexto(s).

A pesquisa tece, assim, uma visão comparada dos públicos dos festivais na sua relação com as estruturas e os conteúdos da oferta cultural, expondo lógicas de formação de identidades, de criação/manutenção de sociabilidades e de estilos de vida.

PALAVRAS-CHAVE: públicos, cinema, festivais de cinema, cultura, modos de relação