Ambiente em movimento: conflitos ecológicos e alternativas

25 de maio de 2017, 10h00

CES | Alta (sala 1) e Casa das Artes Bissaya Barreto (Coimbra)

Notas biográficas

Diogo Rocha é Mestre em Saúde Pública, pesquisador do Projeto do Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil e doutorando da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e do Centro de Estudos Sociais (CES/UC) onde desenvolve um projeto de pesquisa sobre as interrelações entre as lutas socioambientais e as lutas por saúde em territórios indígenas marcacos por injustiças e conflitos ambientais. Seus interesses de pesquisa incluem movimentos por justiça ambiental, processos de vulnerabilização das comunidades tradicionais e estratégias de luta dos movimentos sociais contra-hegemonicos.

Felipe Milanez é doutor em Sociologia pela FEUC/CES e professor adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde leciona descolonização do conhecimento, sociedade e ambiente. É membro do Grupo e Trabalho em Ecologia Política da CLACSO. Os atuais trabalhos de pesquisas são desenvolvidos pela dinâmica pesquisa-ação-educação, e têm por tema principal o paradigma da ecologia política, com foco nas dinâmicas de (pós)desenvolvimentos e alternativas ao desenvolvimento, educação popular, ecologia política decolonial, epistemologias decoloniais, ecologias pós-capitalistas e os comuns.

Lúcia Fernandes é investigadora em pós-doutoramento no Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, CSG da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos Sociais, onde é cocoordenadora da Oficina Ecologia e Sociedade. Tem realizado investigação e publicado na área interdisciplinar de Saúde Ambiental e Sociologia, abrangendo os temas da contaminação química e industrial, conflitos ambientais, movimentos ambientalistas e de transição. Foi co-coordenadora do EJAtlas Portugal, output do projeto EJOLT FP7, e é co coordenadora do projecto Ambiente em Movimento.

Marcelo Firpo é Pesquisador titular do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente realiza pós-doutorado no centro de estudos sociais da universidade de coimbra com o projeto "Ecologia, política e promoção emancipatória da saúde: reflexões sobre o potencial emancipatório em torno da crise socioambiental".

Sara Rocha é licenciada em Serviço Social e pós-graduada em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde está atualmente a finalizar dissertação de mestrado na mesma área. É membro da Coimbra em Transição desde 2012 e da Transição Portugal desde 2014.

Sofia Bento é professora auxiliar no Instituto Superior de Economia e Gestão (UL) e investigadora integrada do SOCIUS- Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (CSG – ULisboa). Leciona e investiga na área da ciência, tecnologia, e sociedade. Os seus interesses recentes focam: o ambiente e os dispositivos de participação pública, as controvérsias científicas e técnicas, as instituições científicas e conhecimento.

Stefania Barca é investigadora doutorada do CES e cocoodenadora da Oficina de Ecologia e Sociedade. Leciona sobre crise ecológica no programa de doutoramento Democracia no século 21 da UC. Os seus atuais interesses de investigação abrangem a relação entre trabalho e ambiente, a justiça ambiental, o decrescimento, e o 'commoning