Colloquium | SESSION 5

April 23, 2019, 10h00

Room 1, CES | Alta

Notas biográficas

10h às 13h: Periferias: dos modelos de intervenção territorial ao debate conceitual

Juliana Demartini

• Título: Lei da Assistência Técnica (Nº 11.888/2008): uma década de avanços e retrocessos
  • Nota Biográfica: Arquiteta-urbanista, Pós-doutoranda em Urbanismo pelo CIAUD-FAUL (Lisboa), Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Para além das atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), na posição de Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT) tenho desenvolvido projetos destinados ao Ensino e Formação.

Humberto Kzure-Cerquera

• Título: Limites e desafios para a construção de novas alternativas relacionadas à urbanização de favelas
  • Nota Biográfica: Arquiteto e Urbanista, Professor do DAU/IT/UFRRJ/Brasil. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ e Doutor em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ e BAUHAUS Universität Weimar. Atualmente, realiza um pós-doutoramento de um ano em três universidades europeias: CEAU/MDT/FAUP/Portugal; CRHIA/Université de La Rochelle/França; Faculty of Architecture and Spatial Planning/Technische Universität Wien/Áustria.

Álvaro António Gomes Domingues

• Título: Periferias de quê?
  • Nota Biográfica: Álvaro Domingues (1959), é Geógrafo, e Professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP nos cursos de mestrado integrado e doutoramento. Investigador do CEAU-FAUP, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. É autor de A Rua da Estrada (Dafne, 2009), Vida no Campo (Dafne, 2012) e Volta a Portugal (Contraponto, 2017).

15h às 18h: Musseques, Barrios e Favelas – aproximações e contrastes entre as múltiplas faces das periferias em três continentes.

Paulo Jorge da Silva Antunes Moreira

• Título: The Paradox of Urban Dislocations in Luanda, Angola
  • Nota biográfica: Paulo Moreira é arquitecto (FAUP, 2005) e doutorado (London Met, 2018). É co-coordenador do Observatório da Chicala, um projeto de investigação sediado no Departamento de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto (Angola), e membro da equipa do projecto de investigação Africa Habitat, sediado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Vicente Javier Díaz García

• Título: Barrio de La Isleta: En los márgenes de la arquitectura social
  • Nota biográfica: Doctor arquitecto (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, 2008),  especialización en cooperación al desarrollo (Universidad Politécnica de Madrid, 2000), profesor de la Escuela de arquitectura de la ULPGC (desde 2014), impartiendo las asignaturas Arquitectura doméstica (tercer curso) y Hábitat y desarrollo (quinto curso). Premio de ensayo Casa África con Un modo de afrontar la ciudad africana (ediciones Catarata, 2014).

Alex Ferreira Magalhães

• Título: Do Direito de Pasárgada (ou ‘The Law of the Oppressed’) ao Direito das Favelas: uma breve notícia da problematização das favelas no campo jurídico.
  • Nota Biográfica: Doutor em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Professor de Direito Urbanístico no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional e no curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (2011 em diante). Participou e participa de projetos de pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: regularização fundiária, planos diretores, planejamento metropolitano, aplicação de instrumentos de política urbana, requalificação de áreas centrais, processos construtivos e atividades comerciais desenvolvidas em favelas. Autor do livro “O direito das favelas” (2013). Investigador em Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), período 2018-2020, no qual desenvolve projeto de pesquisa comparativa a respeito da regulação da propriedade da terra em assentamentos autoproduzidos, no âmbito dos países da comunidade de língua portuguesa (CPLP).