Seminar

Oguatá/Atagbá: Walking with new conversations along the routes of Epistemologies of the South | Session II

June 22, 2020, 14h00-18h00 (GMT +01:00)

Online Event

Programa

14h00 às 14h30
Título: Gênero, raça, sexualidade e educação: espaço para a diversidade
Interveniente: Vânia Nara Pereira Vasconcelos

Apresentação: A ideia é apresentar as ações do projeto dialogando com os princípios da educação popular para a formação em gênero, raça/etnia e diversidade sexual e sua relação com os movimentos sociais O projeto tem como objetivo principal contribuir com a formação continuada de professoras e professores do ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Santo Antônio de Jesus e alunas (os) dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Nota Biográfica: Historiadora feminista e pesquisadora dos Estudos de Gênero, Vânia Vasconcelos é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (Brasil/2014), com período sanduíche na Universitat Rovira i Virigili (Espanha). Atualmente é professora adjunta da UNEB e visitante em estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra.


14h30 às 15h00 -
Título: Das comunidades nordestinas (Brasil) às crianças de Coimbra (Portugal)
Intervenientes: Rita Campos e Magnólia Araújo

Apresentação: Nesta apresentação será feito um enquadramento de alguns projectos de extensão levados a cabo em alguns municípios do estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, e em Coimbra, Portugal. A uni-los está uma abordagem ecossistémica à saúde humana, procurando comunicar e co-construir conhecimento sobre biodiversidade e saúde. Entre os temas abordados estão a (re)emergência de doenças infecciosas e a importância da biodiversidade em zonas urbanizadas.

Nota Biográfica: Nota Biográfica: Rita Campos - Investigadora no CES-UC (comunicação e educação não-formal de ciências, biodiversidade e ligação biodiversidade e saúde); Magnólia Araújo - Professora na UFRN (Brasil) e Investigadora visitante no CES em 2019 (ensino de biologia, educação para a sustentabilidade, doenças de veiculação hídrica e transmitidas por vectores)


15h00 às 15h30
Título: Saber ambiental, esfera pública e ordenamento territorial: inundações e múltiplas territorialidades que afetam Ururaí, em Campos dos Goytacazes (RJ)
Interveniente: Marco A. S. Malagoli

Apresentação: A reflexão envolve visões de “natureza” a partir da vivência das inundações do Rio Ururaí em Campos dos Goytacazes (RJ). Desde 2012 o projeto atua comunicativamente com moradores e estudantes do bairro em busca de melhor compreensão e enfrentamento das condições e consequências das inundações que o atingem há muito tempo. Um dos referenciais foi a Sociologia dos Desastres. Desde então ocorrem debates com moradores, lideranças comunitárias estudantes (crianças e jovens) e as representações que elaboram no contexto dos desastres.

 Nota Biográfica: Professor da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil), vinculado aos cursos de graduação em Geografia e Economia, e de pós-graduação em Geografia. Desenvolve estágio pós-doutoral junto ao Centro de Estudos Sociais (CES/UC) sob supervisão de Lúcia Fernandes e Stefania Barca. Estuda temas relacionados ao conceito de “natureza” em ecologia política e geografia (ontologias/epistemologias políticas), a partir de situações empíricas envolvendo o ensino de geografia, e os conflitos e desastres socioambientais.


15h30 às 16h00
Título: Incubadora de Empreendimentos Solidários: INCUBA/ UFRB: Articulação entre extensão, pesquisa e ensino universitário
Interveniente: Silvio Luiz de Oliveira Soglia Silvio e Tatiana Ribeiro Velloso

Apresentação: Nesta apresentação serão evidenciadas as ações acadêmicas da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, através da relação de parceria com empreendimentos da economia solidária no estado da Bahia


Notas Biográficas:
Silvio Soglia
é Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2003), Professor Associado da UFRB e trabalha em projetos na área de economia solidária e desenvolvimento socioeconômico sustentável como membro da INCUBA. Atualmente, realiza estágio pós doutoral no Centro de Estudos Sociais - CES na Universidade de Coimbra

Tatiana Ribeiro Velloso: Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). É professora Associada da UFRB, docente do Mestrado Profissional em Educação do Campo UFRB/CFP. Coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Solidários - INCUBA/UFRB da Rede UNITRABALHO. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitora de Extensão da UFRB. Tem atuação acadêmica e profissional na área de Políticas de Desenvolvimento Rural, nos seguintes temas: educação do campo, reforma agrária, agricultura familiar, comunidades quilombolas, tecnologias sociais, movimentos sociais e sindicais do campo, economia solidária, cooperativismo popular e associativismo comunitário.


16h00 às 16h30
Título: Cantinas solidárias: a experiência de um empreendimento econômico solidário no ambiente da UFRB
Interveniente: Maria da Conceição de Menezes Soglia

Apresentação: Será apresentada a experiência de incubação da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bom Gosto, que vem sendo acompanhada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários –INCUBA/UFRB desde 2010. Este Associação é formada por mulheres agricultoras familiares, responsável pela comercialização de alimentos nas cantinas solidárias da UFRB. O processo de incubação apresentado é considerado inovador como projeto de geração de trabalho e renda, buscando construir um modelo de inserção social e econômica, integrada a universidade por meio da extensão universitária.

Nota Biográfica: Maria Soglia é doutora em Ciências pela Universidade Federal de Lavras (2005), professora Associada da UFRB, Integra a INCUBA/UFRB e trabalha com Programas e Projetos de Extensão na área da Economia Solidária.


16h30 às 17h00
Título: A cidade como lócus da formação docente: escolas e universidades públicas tecendo redes cidadãs
Interveniente: Sueli de Lima Moreira

Apresentação: Apresenta-se uma experiência de Pesquisa-Ação Pedagógica constituída de professores e estudantes de escolas e universidades públicas no Brasil que juntos investigam as relações entre a cidade o ensino, a pesquisa e a extensão, suas epistemologias e práticas da formação docente no século XXI.

Nota Biográfica: Professora na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizando estágio pós-doutoral no CES com a supervisão do Prof. Professor Paulo Peixoto.


17h00 às 17h30
Título: 10 anos do SER Mulher
Interveniente: Saskya Miranda Lopes e Aline Setenta 

Apresentação: Nesta apresentação será mostrada a trajetória dos 10 anos de existência do projeto de extensão do curso de Direito da UESC (Ilhéus-Bahia), SER Mulher - centro de referência em direitos da mulher.

Nota Biográfica: Saskya Lopes é Professora Assistente do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutoranda em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pela Universidade de Coimbra


17h30 às 18h00
Título: Extensão Universitária e a educação para as relações étnico raciais: ação desenvolvida em uma escola púbica de João Pessoa – PB.
Interveniente: José Antônio Novaes da Silva (Baruty)

Apresentação: Nesta comunicação serão apresentadas reflexões relativas a ação extensionista socioeducativas de igualdade étnico-racial realizada no ano de 2019 junto ao Projeto Afrocientistas da Associação Brasileira dos Pesquisadore/s Negros/as. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública de João Pessoa com 12 discentes do primeiro ano do Ensino Médio. Ao longo de 14 oficinas dialogadas foram discutidos temas tais como: Auto-percepção racial, A Lei N0 10.639/2003 – Por Uma Educação antirracista, Personalidade negras, Violência contra as mulheres e racismo, Cotas nas Universidades - Para que e para quem?, dentre outros. No conjunto as oficinas contribuíram para o empoderamento deste grupo de adolescentes negros/as

Nota Biográfica: Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde 1989, atua no desenvolvendo de projetos de ensino, pesquisa e extensão com temáticas relacionadas à população negra e direitos humanos, incluindo análise de livros didáticos, novas tecnologias no ensino, educação sexual, intelectuais negros no campo das Ciências Naturais e saúde da população negra. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), na Linha de Pesquisaː Processo Ensino/Aprendizagem, orientando dissertações e teses e também é um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI-CCHLA/UFPB. Atualmente, integra a gestão da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-2018-2020) como Coordenador da Região Nordeste e Editor Executivo da Revista ABPN. No período de 2019/2020, com apoio da UFPB, desenvolve investigação de doutoramento no Centro de Estudos Sociais/CES-UC, tratando do Ensino e Aprendizagem de Citologia na Educação Básica, comparando manuais didáticos utilizados no Brasil e em Portugal. 

18h00 às 18h30 – Comentários por Teresa Cunha e Sara Araújo (CES) | Encerramento