Ciclo de cinema + Debate

3, 5 e 12 de março de 2020, 17h00

CES | Alta e CES | Sofia || 22.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O ciclo de debate e cinema “Portugal de muitxs” visa dar a conhecer e discutir diferentes representações de grupos sociais, frequentemente minoritários e racializados, que, não raras vezes, são representados/as como “não portugueses/as”, “outros” homogéneos e inferiores através da ênfase da “raça” ou da “diferença cultural”.

Esta proposta insere-se no âmbito do projeto de investigação (DE)OTHERING | Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e "Outros internosnas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa, que se desenvolve no CES/UC, que visa analisar os discursos (textos e iconografia) políticos e mediáticos sobre populações migrantes, refugiadas e “Outrxs Internxs” (cidadãos e cidadãs que, porque racializadas, são vistos como externos à comunidade homogénea imaginada).

Ciclo integrado na 22.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra