Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade #7 com Sílvia Roque e Teresa Almeida Cravo

25 de setembro de 2021, 14h00 (GMT+1)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com Sílvia Roque e Teresa Almeida Cravo, investigadoras do Centro de Estudos Sociais, sobre “o percurso pós-colonial da Guiné-Bissau”.

Décimo programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz – NHUMEP. A colaboração vai continuar no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt

 

Notas biográficas

Sílvia Roque é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Trabalha sobre a Guiné-Bissau desde 2006 onde realizou investigação sobre intervenção internacional, pós-guerra e violências, juventude e género. Nos últimos anos, tem realizado ainda investigação acerca dos discursos políticos, populares e artísticos contemporâneos, sobre Amílcar Cabral e sobre a participação das mulheres na luta de libertação. Ao longo deste período tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência no país.

Teresa Almeida Cravo é Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A sua investigação centra-se em estudos críticos sobre paz e violência, segurança, desenvolvimento, intervencionismo global e política externa, em particular no contexto lusófono, assim como pós-estruturalismo e análise de discurso. Tem trabalhado, na ótica das Relações Internacionais, sobre as representações externas da Guiné-Bissau junto da comunidade doadora ocidental e as respetivas implicações para o país e o seu relacionamento com o exterior.