2nd International Meeting of enLeio - Libraries, Policies, Reading Research Network

Libraries, goods and services: repairing the economy
 

September 30, 2022, 11h00

Keynes Room, Faculty of Economics UC + Zoom

Notas biográficas

Oradores/as:

Felizes, Amarílis
Investiga e atua no campo das artes e das políticas para as artes. É doutoranda em Economia Política (ISCTE/ISEG/FEUC) desenvolvendo pesquisa sobre políticas culturais em Portugal, com financiamento FCT, dando seguimento à dissertação sobre despesa pública em cultura desenvolvida no Mestrado em Economia e Políticas Publicas (ISEG, 2018). Tem trabalhado em produção, assistência de encenação, direção de cena, montagem e operação de espetáculos, sobretudo de teatro, em companhias como Mundo Perfeito ou Visões Úteis e em projetos pontuais. Licenciada em Economia (FEP, 2011) e em Teatro (ESMAE, 2014). Encenou cinco espetáculos com grupos juvenis no âmbito do projeto PANOS e tem-se dedicado, há mais de uma década, a um percurso de formação e prática com as metodologias do Teatro do Oprimido. É, desde 2020, dirigente da Plateia – Associação de Profissionais das Artes Cénicas –, intervindo em diversos fóruns de discussão sobre políticas culturais.

Rodrigues, João
Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. Doutorado pela Universidade de Manchester, a sua investigação tem-se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à financeirização do capitalismo em Portugal. É autor de diversas publicações nestas áreas, incluindo em revistas académicas como o Cambridge Journal of Economics ou a Review of International Political Economy. É ainda coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa.


Organizadores/as:

Achilles, Daniele. Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Universidad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Adjunta IV do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência", cadastrado no CNPq. Líder do Fórum Permanente Fluminense sobre Livros, Leitura e Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro.

Carvalho, Maria José Paiva Fernandes. Coordenadora da Biblioteca Norte/Sul, CES, nasceu a 8 de julho de 1957, em Buarcos, Figueira da Foz. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês/Alemão, FLUC, 1982. Foi dinamizadora da Língua e Cultura Portuguesas, nos EUA, onde completou um MLIS, Boston, 1991. Trabalhou na New Bedford Free Public Library, 1986-2002. Nos EUA recebeu várias distinções incluindo "Certificate of Special Congressional Recognition", Congresso dos EUA - Senadores John Kerry & Edward Kennedy. Doutora em "Ciencias Sociales y Juridicas/Información y Documentación, Universidad de Salamanca, 2017. É Coordenadora do Ciclo de Formação Avançada "Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao turbilhão".

Lins, Ivana Aparecida Borges. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia - SIBI/UFBA. Doutora em Ciência da Informação (2016), mestre em Ciência da Informação (2005), especialista em Leitura, teoria e prática (1998), graduação em Biblioteconomia e Documentação (1984). Professora do quadro permanente do PPGCI/UFBA. Líder do Grupo de pesquisa Difusão do Conhecimento e Apropriação de Saberes: acesso e uso da informação na sociedade - DIFUSAS. Representante Nordeste da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). Experiência na área de Ciência da Informação, ênfase em Processos de Disseminação da Informação e Fluxo de Informação. Temas principais: Leitura, Biblioteca Pública - Bahia, Biblioteca Pública - Acessibilidade, Bibliotecas Públicas - Políticas Públicas.

Medeiros, Nuno. É professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no Programa em Cultura e Comunicação, sendo membro do Departamento de História. É licenciado em Sociologia, mestre em Sociologia Histórica e doutor em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador integrado no CEComp, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Uma das suas áreas de especialização é a sociologia histórica do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas, bem como do património e das práticas culturais, tópicos sobre os quais tem ampla produção publicada, incluindo vários livros.

Pereira, Cláudia Sousa. Doutora em Literatura Portuguesa e agregada em Literatura pela Universidade de Évora (2000), onde é professora e investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). Publicou livros, capítulos e artigos, fez conferências, comunicações e formação, nacional e internacional, nas áreas da literatura e cultura infantojuvenil, promoção da leitura e educação literárias. Membro de redes internacionais, como a Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil – ELOS e a LIJMI (Red Temática de Literaturas Infantiles y Juveniles en el Marco Ibérico). No trabalho de extensão à comunidade, que também lhe serve de laboratório, partilha o contacto com grupos de leitura e comunidades de leitores, com a divulgação da literatura enquanto arte e fenómeno fundamental de comunicação na sociedade.

Sequeiros, Paula. Investigadora associada do CES onde desenvolveu pós-doutoramento. Doutora em Sociologia, Universidade do Porto (UP); Mestra em Sociedad de la Información y del Conocimiento, Univ. Oberta de Catalunya; Licenciada em História, UP; Pós-Grad. Ciências Documentais, UP. Foi docente em formação pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação em várias universidades. Dinamiza a enLeio, Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas e Leitura. Cocoordena a publicação Oficina do CES. Investiga: a interseção da literacia da informação com a publicação científica e as bibliotecas; as bibliotecas públicas, as bibliotecas indígenas e alternativas e as desigualdades sociais. Coorganizadora e formadora no ciclo «Publicar sem perecer: Sobreviver ao turbilhão». Defensora do Acesso Aberto, foi membro do Conselho Executivo e é editora para Portugal do Repositório e-LIS. Neste e no SocArXiv deposita os seus trabalhos. ORCID iD 0000-0003-2069-5631.