Symposium

Keynes Room, Faculty of Economics - UC + Online

Notas biográficas

Pedro Hespanha
Sociólogo. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professor Jubilado da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Tem investigado, ensinado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, desinstitucionalização da doença mental, pobreza e exclusão social. Coordena com Luciane Lucas dos Santos o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES)

Marília Veronese
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Havana em 2001 e no CES, Universidade de Coimbra em 2003. Atualmente é professora Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL-UNISINOS) e também vinculada ao grupo ECOSOL-CES. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva.

Isabela Lussi
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Ciências, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-Doutoral no CES da Universidade de Coimbra. É Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Departamento de Terapia Ocupacional, ao Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e ao Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar. Atualmente é Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES).

José Morgado Pereira
Médico Psiquiatra e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), no Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. As suas áreas de interesse atuais são a história da ciência, a história da psiquiatria, a história da medicina e as humanidades médicas. Doutorado em História pela Universidade de Coimbra, com uma tese intitulada A Psiquiatria em Portugal : protagonistas e história conceptual (1884 -1924).

Luciane Lucas dos Santos
Investigadora associada no CES da Universidade de Coimbra. Coordena com Pedro Hespanha o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). Integra a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". É mestre e doutora em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de janeiro, onde construiu uma parte significativa de seu percurso como docente. São seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Cláudia Nogueira
Investigadora do Centro de Estudos Sociais. É mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, frequentando um programa de Doutoramento em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a deficiência e doença mental.

Raquel Siqueira-Silva
Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutoramento e Pós-doutoramento em saúde pública no CES, Mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciatura em Psicologia - UGF-RJ. Especialização em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Experiência profissional em assistência, gestão e pesquisa em Saúde Mental com pessoas em uso abusivo de substâncias psicoativas, vivendo nas ruas, portadoras de HIV e idosas. Líder de Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva, Epistemologias do Sul e Interculturalidades, certificado pelo CNPQ

Stefania Macua
Actriz, investigadora e formadora de nacionalidade argentina. Comunicadora Social com especialização em Processos Culturais (Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina). Em Portugal, desde 2018, aprofunda as dimensões social e política da sua prática em artes performativas. No que diz respeito à saúde mental, é formadora e encenadora da Associação GIRA (Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, para pessoas com experiências de doenças mentais graves) e colabora com os grupos de teatro universitário da Faculdade de Psicologia de Coimbra (Interdito) e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (dISPAr). Em 2020, é co-fundadora do grupo Eufémias e do I Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades e, em 2021e é co-fundadora da Companhia Mente de Cão

Raquel Gouveia Passos
Assistente Social, com doutoramento em Serviço Social pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutoramento em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Colaboradora do PPG em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua atuação académica, profissional e política é direcionada para os seguintes temas: Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial; Luta Antimanicomial e o Feminismo Marxista Interseccional; Saúde Mental e as Relações Sociais de Género, Raça e Classe; Relações Sociais de Género e Étnico-Raciais e o Trabalho de Care; Trabalho do Assistente Social na Política de Saúde e Saúde Mental; Saúde Mental, Racismo e Sofrimento.