Curso de Formação Avançada

Introdução à análise de dados textuais com o programa IRAMUTEQ (2.ª edição)

3 de abril de 2024, 10h00-18h00

Sala 2, CES | Alta

O IRAMUTEQ – Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires – é um programa de computador gratuito e de código aberto ancorado na linguagem de programação R que permite realizar diversas análises estatísticas sobre material verbal transcrito.

O programa permite, nomeadamente, apreender a variabilidade num volume grande de textos através da identificação de diferentes campos lexicais de palavras coocorrentes e do seu contexto de ocorrência, caracterizar gramaticalmente um dado corpus textual e representar visual e graficamente as palavras mais frequentes. Constitui também uma ferramenta útil para uma primeira fase de análise exploratória dos dados, sugerindo categorias para uma posterior análise de conteúdo.

A formação destina-se a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, a docentes, investigadores e investigadoras e a todas as pessoas que trabalham com dados qualitativos de conteúdo textual (entrevistas, artigos de jornais ou revistas, documentos escritos, etc.) ou métodos mistos de investigação. De caráter teórico-prático, parte das questões concretas dos formandos e formandas para a exemplificação das potencialidades do programa e sua aplicação prática.

Cada formando/a deve trazer o seu próprio computador portátil com os programas R e IRAMUTEQ instalados. As instruções de instalação encontram-se disponíveis em: http://www.iramuteq.org/telechargement.


Inscrição obrigatória: 25€ | A formação será realizada com o mínimo de 6 e o máximo de 15 participantes.

 

Programa
1. A análise de dados textuais com suporte computacional: Possibilidades, especificidades e limitações
2. Introdução ao ambiente e modo de funcionamento do IRAMUTEQ
3. Preparação do ficheiro de dados textuais para análise (corpus textual)
4.Utilização do IRAMUTEQ na realização de análises textuais:
4.1. Nuvem de palavras
4.2. Análise de Similitude
4.3. Análise Fatorial de Correspondência
4.4. Classificação Hierárquica Descendente segundo o Método Alceste (Reinert, 1990).