Curso de Formação Avançada

Práticas Pedagógicas para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior

23-24 de abril (Presencial > Hotel Ibis, Coimbra) || 8 de maio (online) || 2024

Notas biográficas das/os formadoras/es

Virgínia Ferreira é Professora Associada (Aposentada) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES-UC). Doutorada em Sociologia, estuda as políticas públicas e as transformações dos padrões de segregação sexual do emprego sob a perspetiva de género. Integra, desde 2004, o grupo de peritas da CE sobre Género e Emprego (atualmente SAAGE). Coordena o Projeto ENGENDER - Os estudos sobre as Mulheres/de Género/Feministas na academia em Portugal (2021-2024).

Irene Epifanio López is a mother and a Full Professor in Statistics at Universitat Jaume I in Castelló (Spain), since March 2021. She was born in Valencia in 1975. In 1996 Irene Epifanio was awarded the Honourable Mention in the 3rd International Mathematics Competition for University Students. She received her Ph.D. degree in Statistics in 2002 from Universitat de València. Her PhD dissertation was awarded the Premio Extraordinario de Matemáticas y Física 2003 (Universitat de València). In the Fall of 2002, she performed a postdoctoral research stay at the Institute for Environment and Sustainability of the European Commission Joint Research Centre, Ispra, Italy. Her research interests include statistical learning, functional data analysis, computer vision and equality.

Mónica Lopes é Doutorada em Sociologia e Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. As políticas públicas de género e o modo como as relações de género se expressam em múltiplos processos e estruturas têm constituído eixos centrais do seu trabalho, tendo participado, desde 2002, em diversos projetos de investigação, de investigação-ação e de avaliação neste domínio. É Co-coordenadora do Projeto ENGENDER - Os estudos sobre as Mulheres/de Género/Feministas na academia em Portugal (2021-2024). Interesses mais recentes centram-se nas políticas, instrumentos e práticas de mainstreaming de género em contexto académico.

Caynnã de Camargo Santos é Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra e Mestre em Filosofia (obtido no programa de Estudos Culturais) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, vinculado ao projeto ENGENDER. Os seus interesses de investigação incluem teorias feministas pós-estruturalistas, sociologia do corpo, processos de institucionalização dos estudos de género, novos materialismos feministas e realismo agencial.

Cristina C. Vieira é Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutora em Ciências da Educação, tem investigação e publicações nas questões de género e cidadania ao longo do ciclo de vida, com ampla experiência de docência universitária nestes temas, bem como de formação acreditada de professores/as e produção de materiais pedagógicos. Integra a equipa do Projeto ENGENDER - Os estudos sobre as Mulheres/de Género/Feministas na academia em Portugal (2021-2024).

Rosa Monteiro é Professora auxiliar da FEUC e investigadora do CES. Doutorada em Sociologia do Estado, do Direito e da Administração. O seu trabalho de investigação tem-se centrado na desigualdade de género no mercado de trabalho e nas organizações, na análise das políticas públicas, bem como na investigação-ação sobre pedagogias com integração de perspetiva de género no ensino. Coordena o WP2 do projeto Erasmus+ STEMGenderIN: A bridge to close the STEM gap with gender-inclusive education and teaching.