ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade

Reading Group | Political Ecology Reading Group (2020-2021)

«Lutas pela justiça alimentar em Portugal: atores, desafios e potencialidades» by Rita Calvário, Sérgio Pedro and Irina Castro

April 20, 2021, 14h00 (GMT +01:00)

Online

Overview

Perante o acumular de crises sociais, económicas e ambientais, a construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis é cada vez mais urgente. Em Portugal, nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente preocupação por parte da sociedade civil e dos atores políticos com a alimentação, seja por motivos de insegurança alimentar, saúde pública, ambientais ou outros. Este artigo examina como têm evoluído os discursos em torno da alimentação a nível das políticas públicas e se e como se expressam as lutas pela justiça alimentar em Portugal. Primeiro, traçamos a evolução das políticas públicas no que diz respeito à alimentação e analisamos como o tema tem sido trabalhado nas mesmas. Segundo, mapeamos um conjunto de iniciativas e redes alimentares alternativas. Por fim, consideramos a lutas dos pequenos e médios agricultores familiares num quadro de desenvolvimento agrário assente na agricultura capitalista e na grande propriedade. Partindo da análise do discurso de vários atores, o presente artigo pretende contribuir para a discussão das potencialidades e desafios de construção da justiça alimentar no país.

This seminar is part of the Political Ecology Reading Group series 2020-21 of the Oficina de Ecologia e Sociedade (CES). If you wish to receive a copy of this paper, please contact ecosoc@ces.uc.pt

________________________

This activity will be provided through Zoom platform and doesn’t require registration. It’s limited to the number of places available.
https://us02web.zoom.us/j/87154101942?pwd=ckd5QTdycWt5ekJ2dFZTaG1hZ05qQT09
ID: 871 5410 1942 | Password: 734850

Please keep the microphone on mute until the discussion is open. The host may remove disruptive participants.

Open activities in digital format, such as this one, do not grant a declaration of participation. Such document will only be guaranteed in events with prior registration and regulated access.