ESTÁGIO CIÊNCIA VIVA 2019

Dizer/falar a e/imigração: Representações, discursos e diálogos

8 a 12 de julho de 2019

CES | Alta

Resumo

Nº de alunos: 6
Anos: 9.º ao 12.º
Data: 08-07-2019 a 12-07-2019 | Horário: Manhã + Tarde

Responsável: Elsa Lechner
Equipa: Graça Capinha, Letícia Renault, Maria Clara Keating

[CANDIDATURAS até 7 de junho, enviando um email para cienciainloco@ces.uc.pt com os seguintes dados:
Nome completo; data de nascimento; email e telefone; escola e local de proveniência; ano de escolaridade; estágio que escolhe]


Descrição

Dirigido a um público estudantil adolescente, este estágio visa abordar o tema das migrações a partir de um olhar interdisciplinar sobre representações e discursos, fomentando a reflexão e o diálogo sobre a diferença e convivência entre pessoas diferentes.

Abordando simultaneamente a emigração portuguesa, a imigração em Portugal, e a atual questão dos refugiados na Europa, o objetivo é trabalhar em conjunto, de forma teórico-prática, a questão do “dizer sobre”as migrações, como prática quotidiana que requer análise crítica e diálogo partilhado.

Ao longo da semana os estagiários terão acesso a recursos teóricos e serão socializados nas técnicas da pesquisa biográfica, da poética e escrita criativa, do multilinguismo e biografias linguísticas, assim como das entrevistas de explicitação, que contribuem para a construção e desconstrução analítica das representações e dos discursos sobre o delicado tema das migrações.
Cada dia será dedicado a uma sessão teórica (de manhã), seguida de sessão prática (à tarde). No final, cada participante deverá ser capaz de produzir um pequeno trabalho sobre uma das técnicas estudadas.