Clara Keating

Nota biográfica

Clara Keating (M.Phil, Cambridge, PhD, Lancaster), Professora Associada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras e Investigadora do CES (linha temática Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos). Desenvolvo pesquisa sociolinguística crítica sobre multilinguismo, ideologias linguísticas e lectoescrita como acção e actividade textualmente mediada, em contextos complexos de multilinguismo e diversidade linguística afetada por mobilidades e migrações. Colaborei em projetos de formação ao longo da vida em português língua estrangeira, educação e comunicação intercultural, aprendizagem informal e letramentos em contextos digitais. Coordeno a equipa UC do Virtual Institute on Quality Education on Language, Culture and Social Diversity in Europe no âmbito da aliança europeia EC2U (www.ec2u.eu), incluindo a coordenação local do mestrado multilateral e a implementação de um espaço de pesquisa e desenvolvimento as áreas da diversidade linguística, cultural e social na Europa. Na docência e orientação científica de trabalhos, exploro a articulação de língua, prática multilingue, literacias e discurso com os estudos sociais, feministas, culturais e da antropologia, em particular a relação entre linguagem, literacia, ideologia e poder.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Keating, Clara; Vieira Santos, Joana (2024), Repertoires in movement: explorations on the lived experience with languages by 'CPLP' students at the University of Coimbra., in Valetopoulos, F. et al. (org.), Linguistic and intercultural landscapes in the European Higher Education.. Berlin: Peter Lang, tba

Capítulo em Livro