Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Keating, Clara (2021), coordenação do O Ensino do Português Língua Não Materna: contributos para uma escola intercultural e inclusiva, Coimbra, Nova Ágora - CFAE .

Keating, Clara (2015), coordenação do Migrações, trajetórias e experiências vividas de linguagem: o papel da pesquisa biográfica para a reflexão sociolinguística crítica, Congresso Internacional de Linguística Aplicada Crítica , Universidade de Brasília, Brasil.

Keating, Clara (2010), formador no Biografar: oficina de trabalho biográfico, CES-Coimbra, CES., Coimbra, CES.

Orientações de Teses de Doutoramento

06-11-2023 - Coorientação (com Maria João Silveirinha e Maria Clara Keating) da tese de Doutoramento ""Um universo todo seu: jornalismo e leitoras nas plataformas digitais"", da autoria de Elizângela Costa de Carvalho Noronha .

2016 - Coorientação (com Neiva Maria Jung) da tese de Doutoramento "Ideologias linguísticas e de letramento em uma escola do campo em contexto multilíngue na superdiversidade: das ideologias às práticas de letramento", da autoria de Jakeline Semechechen.

2014 - Orientação da tese de Doutoramento ""(In)-Between a rock and a hard place: notes for an ecology of language policies from a complementary school for Russian-speaking immigrant children in Portugal"", da autoria de Olga Solovova.

2009 - Coorientação (com Izabel Magalhães) da tese de Doutoramento "Medicina paliativa: poder, discurso e identidade", da autoria de Carmen Jená Caetano, Universidade de Brasília.

2008 - Coorientação (com Izabel Magalhães) da tese de Doutoramento "EXCLUSÃO SOCIAL E PROTAGONISMO JUVENIL NO CONTEXTO DO MOVIMENTO NACIONAL DE MENINOS E MENINAS DE RUA: UMA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICO-DISCURSIVA", da autoria de Viviene de Melo Resende, Universidade de Brasília.

em curso - Coorientação (com Maria Clara Keating e Osvaldo Silvestre) da tese de Doutoramento "A escuta como leitura aural: a medialidade literária do audiolivro", da autoria de Ana Mafalda Pintassilgo Rodrigues Lalanda Grácio .

em curso - Coorientação (com Maria Clara Keating e Catarina Martins) da tese de Doutoramento "Cartografia da cidade contada: de como as narrativas sobre Luanda criam uma polifonia de vozes literárias", da autoria de Elena Soressi.

em curso - Coorientação (com Maria Clara Keating e Ana Paula Lopes) da tese de Doutoramento "Um retrato etnográfico da Interpretação de Tribunal no dealbar do século XXI português", da autoria de Elsa Rodrigues.

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

2020 - Supervisão do projeto "Traditional Singing: mirroring socio-cultural, historical and geographical conditions of Portuguese regions ", da autoria de Filipa M.B.Lã.

2019 - Supervisão do projeto "Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira", da autoria de Ana Raquel Matias.

Orientações de Teses de Mestrado

2020 - Orientação da tese de Mestrado "Caminhos da aprendizagem: negociação e construção identitária", da autoria de Gissela Vorlei Lima Sales.

2007 - Orientação da tese de Mestrado ""O papel da memória fonológica, do conhecimento lexical prévio e dos hábitos de leitura para a aprendizagem de vocabulário numa língua estrangeira"", da autoria de Mónica Sofia Marques Lourenço.

2006 - Orientação da tese de Mestrado "Literacy Practices Among Children of Eastern European Immigrants in Portugal", da autoria de Olga Solovova.

Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes

31-12-2023 - Coorientação (com Maria Clara Keating) da tese de "O acesso de migrantes à educação no Brasil e em Portugal: a (in)existência do direito à lingua", da autoria de Valmôr Scott Junior.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

2022 - Coorientação (com Joana Plaza-Pinto) da tese de "As muitas linguagens em guerra com o português: a língua-afeto entre mulheres negras quilombolas em luta com as ideologias linguísticas no contexto universitário ", da autoria de Thaís Elizabeth Pereira Batista.

2016 - Coorientação (com Helena Martins) da tese de "A questão onomástica entre índios e jesuítas no processo catequético", da autoria de Guilherme Lima CARDOZO.

2015 - Coorientação (com Izabel Magalhães) da tese de "A publicidade destinada a crianças: uma análise de discurso crítica", da autoria de Luciane Lira.

em curso - Orientação da tese de "A pragmática da violência A pragmática da violência ordinária: corpo, linguagem e violência nas interações quotidianas de pessoas em migração estudantil nacional e transnacional", da autoria de Amanda Vallada.

em curso - Orientação da tese de "Maternidade e contra-colonialidade: narrativas de resistência na Amazónia Atlântica ", da autoria de Luana Fontel.