Diálogos no Teatro: Educações, Crianças e Poesias

Maisa Antunes (CES)

4 de outubro (14h30) e 6 de outubro (18h00) de 2017

Fundação Lapa do Lobo - Nelas (4 OUT) / Teatro da Cerca de São Bernardo - Coimbra (6 OUT)

Resumo

Este seminário propõe-se como um espaço de apresentação preliminar da pesquisa de campo da doutoranda Cláudia Maisa Antunes Lins, a partir do projeto de tese: “Diálogos do Riso – Um campo aberto para repensar a arte e a educação”. O mesmo está a ser desenvolvido no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global”, sob orientação de António Sousa Ribeiro e Maria Irene Ramalho. O trabalho de pesquisa de campo, realizado em escolas públicas e espaços culturais no Brasil e em Portugal, consiste num quadro comparativo e visa a abrir um debate sobre a presença da arte na educação.

Biografia

Cláudia Maisa Antunes Lins é natural de Juazeiro – Bahia – Brasil. Tem formação em Pedagogia; mestrado em Educação pela Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia – FACED-UFBA. Atuou como pedagoga, no projeto de elaboração de materiais didáticos para crianças e adolescentes, no contexto dos movimentos sociais no Semiárido Brasileiro; participou de diversos projetos de cunho artístico, dos quais, um destes destaca-se no seu projeto de tese: www.dialogosdoriso.com, acontecido também no sertão baiano. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, desenvolvendo um trabalho de formação de Pedagogos/as através da componente curricular “Arte e Educação”. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, processo nº 0543/14-4.

Apoios: Escola da Noite – Teatro da Cerca de São Bernardo e Projecto AlcateiaServiço Educativo da Fundação Lapa do Lobo

Fotografia: © Marcos Cesário