Conferência Internacional

Bibliotecas Públicas, políticas culturais e leitura pública

6 e 7 de setembro de 2018

Casa dos Bicos, Fundação José Saramago (Lisboa)

Quinta-feira, dia 6 de setembro

09h30 – Registo de participantes.

10h00 – ABERTURA. Paula Sequeiros (CES, UC), Sérgio Letria (Fundação José Saramago), Silvestre Lacerda (DGLAB); Leitura Pública: Que faremos com estas bibliotecas? Paula Sequeiros, Fernando Fontes, Maria José Carvalho (Centro de Estudos Sociais, Univ. Coimbra), Nuno Medeiros (Esc. Sup. de Tecnologia da Saúde de Lisboa, IPL/Instituto de História Contemporânea, UNL).

10h15 – ORADORA PRINCIPAL. The public library as resistive space in the neoliberal city. Sofya Aptekar (Univ. Massachusetts Boston, Dept. Sociology).

10h45 – Debate.

11h00-11h10 – Pausa para café.

Bibliotecas públicas: reconfigurações concetuais e paradigmáticas

11h10 – In search for the new paradigm? Changing spaces and meanings of regional public libraries in Lithuania. Dalia Čiupailaitė (Vilnius Univ., Filosofijos Fakultetas).

11h30 – Parques Biblioteca de Medellín, uma reconfiguração do conceito de bibliotecas públicas. Gabriela Haubert Saraiva (Univ. Regional do Médio Alto Uruguai, URI–FW), Fernanda da Cruz Moscarelli (Fac. Meridional, IMED – Passo Fundo).

11h50 – O papel da biblioteca pública na comunidade: o caso da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Ana Sousa (Bib. Pública e Arq. Regional Luís da Silva Ribeiro).

12h10 – Debate.

12h30-14h00 – Almoço.

O lugar da biblioteca pública nas políticas de leitura

14h00 – “Afinal, para que servem as bibliotecas?” Problemas, práticas e intenções na construção de uma política para o sector. Zélia Parreira (Biblioteca Nacional de Portugal/Bib. Pública de Évora).

14h20 – Políticas públicas para bibliotecas públicas do Brasil, Portugal e Espanha: uma análise de discurso a favor da diversidade. Heloá Cristina Oliveira-DelMassa (UNESP, Marília/Univ. Salamanca), José Antonio Frías (Dep. Biblioteconomía y Documentación, Univ. Salamanca), Oswaldo Francisco de Almeida Júnior (Univ. Estadual de Londrina).

14h40 – Como envolver a comunidade com a sua biblioteca através das artes? O caso da Biblioteca Municipal Ary dos Santos. Maria Rijo (Bib. Mun. Ary dos Santos, Loures).

15h00 – O contributo das bibliotecas públicas para a efetivação da democracia cultural. Rui Matoso (Esc. Sup. de Teatro e Cinema/Esc. Comunic., Arquit., Artes e Tec. Inf., ULHT).

15h20 – Debate.

15h50-16h00 – Pausa para café.

Universos plurais da leitura: observatórios e dinâmicas

16h00 – La visibilidad del Observatorio de la Lectura en Extremadura a través de las redes sociales. Isabel M. Sanz Caballero (Univ. Extremadura).

16h20 – Entre o papel e o digital: a(s) leitura(s) nos tempos que correm. Emanuel Cameira, Gustavo Cardoso (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

16h40 – Leitura e prazer: uma mirada feminista e o moralismo patriarcal. Paula Sequeiros (Centro de Estudos Sociais, UC).

17h00 – Reading among the Tunisian young people and the public libraries. Ahmed Ksibi (Institut Sup. Documentation, Univ. Manouba).

17h20 – Debate.

17h40 – Fecho dos trabalhos.

Sexta-feira, dia 7 de setembro

Biblioteca aberta: transformação e projeto na leitura pública

10h00 – “Limpar o pó aos livros antigos”: um reflexo da desigualdade social. Carla Silva (Bibliotecas Escolares Alexandre Herculano, Porto).

10h20 – Do privado ao público: a biblioteca pessoal e suas metamorfoses. Débora Dias (CHAM-FCSH, UNL/CEIS XX, UC).

10h40 – Bibliomóvel de Proença-a-Nova: proximidade, utilidade, afetividade. Nuno Marçal (Bib. Mun. Proença-a-Nova).

11h00 – Debate.

11h20-11h30 – Pausa para café.

Identidades na biblioteca, identidade da biblioteca

11h30 – Debates post-identitarios: bibliotecas públicas e interseccionalidad. José Antonio Frías (Dep. Biblioteconomía y Documentación, Univ. Salamanca).

11h50 – Casa da Saudade: uma biblioteca singular. Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Biblioteca NorteSul, CES UC).

12h10 – La identidad de la biblioteca pública y el campo de la biblioteconomía social. Margarita Pérez Pulido (Univ. Extremadura), Maurizio Vivarelli (Univ. Torino).

12h30 – Debate.

12h50-14h30 – Almoço.

14h30 – E se a biblioteca fechasse? Identidade e transformação da biblioteca pública. Bruno Duarte Eiras (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Min. Cultura).

Rede de investigação em bibliotecas públicas, leitura, desigualdades e sociedade

14h50 – Criação da rede. Levantamento de tópicos e formação de grupos de trabalho.

17h40 – Pausa para café.

18h00 – Encerramento dos trabalhos.