Seminário ECOSOL-CES

Da produção ao consumo: o longo caminho para um supermercado com produtos frescos e de qualidade

Eber Quiñonez (Doutorando FEUC)

27 de março de 2018, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Neste seminário pretendo trabalhar sobre os circuitos curtos agroalimentares, focando-me em duas vertentes: a) a da produção alimentar, com uma análise crítica das grandes indústrias agrícolas e do papel da pequena agricultura, assente no papel dominante e hegemónico do capitalismo agroalimentar; b) e a do consumo alimentar, com base em duas componentes principais, a do desperdício alimentar (na cadeia de produção, distribuição e consumo), que é um problema atual em muitos países de capitalismo avançado (e no mundo), e a da crescente popularidade que os produtos biológicos têm ganho nas grandes cadeias de distribuição alimentar.

Nota biográfica

Eber Quiñonez é doutorando em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Mestre em Sociologia na mesma Faculdade. Graduado em Psicologia Social na Universidade de São Carlos de Guatemala. Tem nacionalidade Guatemalteca e reside em Coimbra há vários anos.

Membro do Grupo de Estudos Sobre Economia Solidária no Centro de Estudos Sociais (ECOSOL-CES). Tem interesse nas áreas da: Sociologia rural; economia solidária; pequena produção agrícola e agricultura familiar; meio-ambiente e desenvolvimento territorial; entre outras. A sua tese de doutoramento está a ser desenvolvida na área da economia solidária e intitula-se «Os circuitos curtos de comercialização de bens agroalimentares: Um caminho para a construção de relações próximas e solidárias entre produtores e consumidores».