Encontro

Apresentação do Projeto (EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture na Fundação Instituto Marques da Silva

16 de julho de 2019, 18h30

Casa-Atelier José Marques da Silva (Porto)

Apresentação

Sediado no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto de investigação (EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture: Fundamentals, Platform, Progression tem como objetivo identificar, sistematizar, caracterizar e expor um dos mais celebrados fenómenos da cultura contemporânea – a arquitetura portuguesa – e confrontar a sua história, ideias e métodos, com um mundo em transformação. Embora recorrente no debate arquitetónico, a arquitetura portuguesa permanece, no entanto, virtualmente desconhecida ou mal compreendida. Este projeto visa apresentar e debater o fenómeno amplamente, abrindo-o a uma audiência global. Reunindo um grupo de investigadores com pesquisa significativa nesta área, o projeto tira partido das suas experiências no sentido da criação de uma leitura inovadora da arquitetura portuguesa, lançando uma nova dimensão crítica e pertinência global.

A trajetória e a “ascensão” da arquitetura portuguesa estão a ser analisadas em 3 áreas: Fundamentos, Plataforma e Progressão. Fixaremos os “fundamentos” concentrando-nos no período da “ascensão”, 1966-2016. Como contraponto crítico, “Progressão” confrontará a arquitetura portuguesa com os temas centrais da Europa, atualmente: democracia vs burocracia, globalização vs nacionalismo, pós-colonialismo vs colonialismo; e com as alterações na profissão do arquiteto e no papel da arquitetura na sociedade. É uma investigação que irá testar a resiliência e contribuição da arquitetura portuguesa no atual panorama político, económico e cultural.

Com a participação de Jorge Figueira (Investigador Responsável), Bruno Gil (Co-Investigador Responsável), e de Ana Vaz Milheiro, Carlos Machado e Moura, Carolina Coelho, Eliana Sousa Santos, Gonçalo Canto Moniz, José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia, Nuno Grande, Patrícia Santos Pedrosa, Rui Lobo

(EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture é um projeto financiado por FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. POCI-01-0145-FEDER- 030492.