Colóquio Internacional

Comunismos e dissidências políticas

7 e 8 de novembro de 2019

CES | Lisboa

Enquadramento

No pensamento social contemporâneo e no movimento operário internacional, a ideia de comunismo e a grande esperança trazida pela revolução russa de 1917 singrou, enquanto utopia e enquanto praxis política, entre acesas querelas e infindas polémicas, semeando dissensões, guerras verbais, sectarismos profundos e irreconciliáveis diferenciações. Diferentes modelos societais, concepções organizativas, culturas políticas desenvolveram-se como ramos distintos de uma árvore de um tronco comum, autonomizando-se e cristalizando.

Na história global do comunismo é de comunismos a que com propriedade nos reportamos. Na turbulência do mundo contemporâneo, na vertigem dos grandes acontecimentos e dos grandes processos sociais e políticos, trotskistas, luxemburguistas, estalinistas e neo-estalinistas, maoístas, leninistas de diferentes matizes, marxistas revolucionários enfrentaram-se desde meados do seculo XIX, disputando hegemonias e configurando, em escalas diferentes e de modo formal ou informal, redes internacionais de acção política.

O Colóquio pretende constituir um espaço de apresentação de trabalhos e debate, a partir de diferentes experiências históricas, de diferentes quadros conjunturais e em âmbitos tendencialmente globalizantes.

Línguas: português, francês, espanhol e inglês
E-mail: comunismosdissidencias@gmail.com

Organização: Ana Sofia Ferreira (IHC/NOVA), Cristina Clímaco (LER/Paris 8), João Madeira (IHC/NOVA), Rui Bebiano (CES/UC), Susana Martins (CES/UC)