Ciclo de Oficinas

Pensar a Comida, Pensar o Mundo

2019-2022

CES | Alta

Enquadramento

Pensar a comida é ver o mundo fora da caixa. Implica questionar as representações nacionais que se consagram, frequentemente, através da ‘cozinha típica’. Implica questionar o que é, ou são, a(s) soberania(s) alimentar(es). Implica refletir sobre as formas como a circulação de alimentos e as maneiras de os preparar - as receitas - tiveram e têm impacto na circulação de ideias e de saberes, na construção de fronteiras e dos nacionalismos.

A experiência dos alimentos, a sua preparação e consumo, é marcada por emoções, práticas e saberes que, muitas vezes, são desvalorizadas e subalternizadas, mas que enformam mundividências que desafiam a noção de conhecimento e de epistemologia dominantes.

É preciso pensar, repensar e despensar a comida, os alimentos e as dietas alimentares de modo a pensar, repensar e despensar a história, a política, o direito, a sociedade, nós e as/os outras/os. É este o objetivo deste ciclo de oficinas.

Intervenientes no ciclo: António Carvalho, Irina Velicu, Rita Calvário, Patrícia Branco, Rhian Atkin, Maria Paula Meneses, Marisa Gonçalves, Mara Bicas, Teresa Cunha, Sandra Carvalho (CES)

Cada uma das oficinas é de entrada gratuita (máx. 30 pessoas)