1.º Colóquio

Sala 1, CES | Alta

Oradoras/es

Adriana Aranha
Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Assistente Social, mestre em Administração Pública com concentração em Políticas Sociais. Atualmente faz seu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais, como doutoranda em Administração Pública Fundação Getúlio Vargas.

Diana Bogado
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, CES-UC. Departamento de Museologia Social da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT. Ativista, arquiteta e urbanista e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, e Doutora em Arquitetura pela Universidade de Sevilha; durante os anos 2015 e 2016 como docente da Universidade de Arquitetura e Urbanismo Anhanguera Niterói, Rio de Janeiro, Diana coordenou o Projeto de Extensão à Comunidade, PEC, e realizou requalificações urbanísticas participativas em favelas. Destaca-se as intervenções realizadas na Vila Autódromo, no Rio de Janeiro: Requalificação do parque infantil da comunidade, do espaço Ocupa Vila Autódromo e construção do Museu das Remoções em conjunto com a comunidade e demais ativistas.

Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior
Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Investiga o rap como forma de ativismo político no espaço lusófono. Atua como RAPentista, uma mistura de rap com repente, ritmo do Nordeste do Brasil, utilizando a alcunha “Mossoró”. Possui  formações em Jornalismo e Radialismo, bem como MBA em Administração e Marketing Esportivo.

Isabela Lemos
Psicóloga, psicanalista e doutoranda do programa Pós-colonialismos e Cidadania Global (CES/UC) desde Outubro de 2017, com interesse nos estudos urbanos da raça; na prática psicanalítica que ocorre fora dos consultórios particulares, nas ruas e nos equipamentos públicos; e no desenvolvimento de dispositivos inovadores de atenção psicossocial, voltados a sujeitos que vivem em contextos de vulnerabilidade. Nos últimos oito anos coordenou, desenvolveu e trabalhou em projetos sociais direcionados à garantia de direitos de crianças e adolescentes em São Paulo, Brasil.

Tiago Castela
Historiador da arquitectura e do urbanismo, e arquitecto. Leciona e faz investigação sobre a história da dimensão política da arquitectura e do urbanismo, com enfoque no sudoeste da Europa e no sul de África no século XX. É investigador auxiliar do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde integra desde 2012 o núcleo de estudos sobre "Cidades, Culturas, e Arquitetura" (CCArq).