Seminário || 2020 Migrating Rights | Keywords

19 de fevereiro de 2020, 14h00

Sala 1, CES | Alta

Notas biográficas

Gaia Giuliani é investigadora do CES - Universidade de Coimbra (CES/UC), onde é PI do “(De)Othering - Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e “Outros internos” nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa” (2018-2121): POCI-01-0145-FEDER-029997. É doutorada em História das Ideias Políticas (Torino, 2005), professora associada em Filosofia Política (ASN 2017) e co-fundadora da InteRGRace – Grupo de investigação interdisciplinar sobre Raça e Racismos. É pioneira nos Estudos críticos sobre branquitude na Itália, ativista e académica anti-racista e feminista e desconstrutora transnacional de arquivos visuais pós-coloniais sobre monstruosidade. Entre as suas publicações, encontram-se: as monografias Race, Nation, and Gender in Modern Italy. Intersectional Representations in Visual Culture (Palgrave Macmillan, 2018) {Finalista, Quinto lugar Ex Aequo do Edinburgh Gadda Prize 2019}, Zombie, alieni e mutanti. Le paure dall’11 settembre ai giorni nostri (Le Monnier 2016), Beyond curiosity. James Mill e la costruzione del governo coloniale britannico in India (Aracne, 2008), Bianco e nero. Storia dell'identità razziale degli italiani , em co-autoria com dr Cristina Lombardi-Diop (Le Monnier, 2013) {Primeiro prémio em 2014 da categoria século XX-XXI da Associação Americana de Estudos Italianos}, e Environmental Disasters, Migrations and the War on Terror: A Postcolonial Investigation of Cultural Constructions of Monstrosity (Routledge, 2020). Em 2015 organizou o livro Il colore della nazione (Le Monnier/Mondadori Education) e em 2018 coorganizou Visualità & (anti)razzismo (University of Padova Press).

Manuela Ribeiro Sanches é Professora Auxiliar aposentada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de investigação são os estudos pós-coloniais, teorias do anticolonialismo, multiculturalismo e migrações, cinema africano.http://maumaus.org/resources/MaumausISP.CVsLecturers.2020.pdf

Clara Keating é Professora Associada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras e investigadora do CES. Desenvolve pesquisa sociolinguística crítica em contextos complexos de multilinguismo e diversidade linguística afetada por mobilidades e migrações. Na sua docência, articula temas de linguística e discurso com os estudos sociais, feministas, culturais e da antropologia.

Júlia Garraio é investigadora do CES e team member do projeto DECODEM (Des)Codificar Masculinidades. Os seus atuais interesses de investigação incluem violência sexual, masculinidades, feminismos, nacionalismo, literatura comparada e media. É membro co-fundador do grupo de investigação internacional SVAC.