Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade! #3 com Licínia Simão e Maria Raquel Freire

29 de maio de 2021, 14h00 (GMT+1)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com Licínia Simão e Maria Raquel Freire sobre a Rússia e as relações com o Ocidente.

Terceiro programa de uma parceria entre a Rádio Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo NHUMEP - Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Esta colaboração efetiva-se no programa Há Vida(s) Nesta Cidade!, de Isabel Simões, e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14h00.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt

Notas biográficas

Licínia Simão
, doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra, é professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais, estando envolvida em diversos projectos de investigação centrados no espaço pós-Soviético. Desde Dezembro de 2018, está em funções oficiais como assessora do Ministro da Defesa Nacional. É a atual Coordenadora da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI/APCP) e membro do Conselho Consultivo do Georgian Institute of Politics, em Tbilisi. Foi investigadora visitante no Center for European Policy Studies, em Bruxelas e no Centre for European Studies, na Universidade de Carleton, em Otava. Os seus interesses académicos incluem Política Externa e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. A sua mais recente publicação é o livro "The EU's Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community" (Palgrave Macmillan, 2018).

Maria Raquel Freire, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002), é investigadora do Centro de Estudos Sociais, Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), e Professora Catedrática de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Leciona no primeiro ciclo de Relações Internacionais, no Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos. É Jean Monnet Chair e Coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet PRONE na Universidade de Coimbra (Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours | PRONE), envolvendo colegas das Faculdades de Economia, Letras, e Ciências e Tecnologia. É ainda Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Universidade de Santa Catarina, Brasil. É Presidente da Assembleia da Faculdade de Economia e membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. Tem várias publicações sobre estas temáticas.

Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade