Seminário | Grupo de Trabalho Policredos

Identidades: “um bicho papão” das sociedades do norte de Moçambique?

Chapane Mutiua (Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane)

29 de janeiro de 2021, 17h00 (GMT)

Evento em formato digital

Moderação e comentários: Maria Paula Meneses (CES)

Apresentação

Diversos debates e relatórios de pesquisas sobre o conflito que assola a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, apontam recorrentemente as identidades étnicas e religiosas como os principais fatores causadores da violência que para além de ter já tirado vidas de muitos cidadãos vai também criando muitos deslocados e gerando mais pobres. A partir da perspetiva dos estudos culturais que situam a formação de identidades na interconexão entre memória cultural, memória coletiva história (Assmann e Czaplicka 1995; Assmann 2012; Assmann 2013; Scott 2002), a presente reflexão busca encontrar os principais momentos e elementos históricos das sociedades do norte de Moçambique, assim como a sua contribuição na configuração e para a perceção dos acontecimentos mais recentes.

Esta reflexão é baseada em diversas pesquisas de campo, de arquivo e na revisão de literatura sobre o conceito de identidade e história de Moçambique. Argumentamos que por um lado as identidades étnicas e religiosas que são apontadas muitas vezes como o motriz para a violência armada em Cabo Delgado constituem um complexo “bode expiatório” se enquadrados na longa história de intercâmbios culturais que ajudou a forjar o xadrez etnográfico que temos hoje; e por outro lado, devemos olhar cada vez mais a operacionalização dos modelos de “desenvolvimento” em vigor como geradores de conflitos atribuídos a identidades étnicas e religiosas.

Nota biográfica

Chapane Mutiua é licenciado em História pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Mestre em Estudos Históricos pelo departamento de História da University of Cape Town. Doutorando em Estudos Africanos no Centro de Estudos de Culturas de Manuscritos da Universidade de Hamburg. É investigador a tempo inteiro no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.

__________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 897 9780 8853 | Senha de acesso: 568875

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.