Oficina | Gender Workshop Series XI

Nas Palavras de Alexandra Lucas Coelho

17 de dezembro de 2020, 16h00

Sala da Cena Lusófona, Pátio da Inquisição (Coimbra)

Apresentação

A partir do mote “Artes Feministas das Palavras”, a XI edição do Gender Workshop Series propõe uma série de conversas mensais, em torno de questões feministas, de género e coloniais, com escritoras e outras cultoras das artes das palavras. Nesta sessão, conversaremos com Alexandra Lucas Coelho, a partir do seu trabalho. 


Nota biográfica

Alexandra Lucas Coelho publicou 13 livros, sete de viagens/crónica/reportagem (Médio Oriente, Afeganistão, México, Brasil), quatro romances e dois infanto-juvenis. Pelo romance de estreia, E a Noite Roda (2012), recebeu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (APE). O romance seguinte, O Meu Amante de Domingo (2014) está traduzido em francês na Seuil e foi Livro do Ano “Time Out”. Seguiram-se Deus-dará (2016) e A Nossa Alegria Chegou (2018). O último livro da trilogia que dedicou ao Brasil, Cinco Voltas na Bahia e um Beijo para Caetano Veloso, recebeu o Grande Prémio de Literatura de Viagens 2020 da APE/Maria Ondina Braga. Até deixar as redacções trabalhou como jornalista, editora e repórter, cobrindo conflitos em diversas partes do mundo. Foi correspondente em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Ganhou vários prémios de jornalismo.

De acordo com as normas em vigor, está assegurado o distanciamento entre pessoas e é obrigatória a utilização de máscara durante o evento. A participação está limitada a 30 pessoas e sujeita à inscrição prévia. Para fazê-la, por favor, envie um e-mail para gw@ces.uc.pt entre os dias 09/12/2020 e 17/12/2020. Será enviada confirmação atempadamente. 

Sessão organizada em colaboração com a Cena Lusófona e o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).