XVI Jovens Cientistas Sociais

Temáticas atuais de investigação em Ciências Sociais

25 de outubro de 2021, 10h00-16h30 (GMT+1)

Evento em formato digital

Notas biográficas

Inês Morais: Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assistente Executiva no projeto europeu African European Narratives do Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA), integrado no programa Europe for Citizens. Experiência Académica em Angola, no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, como professora e investigadora. Bolsa de Investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Apresentação em conferências nacionais e internacionais em Atenas, Berlim, Londres, Los Angeles. Emerging Scholar Award entregue na conferência "Arts in Society" em Paris (2017).

José Manuel Reis: Realizou doutoramento em sociologia no Goldsmiths, University of London. As suas áreas de interesse incluem sociologia económica, economia política, sociologia política, sociologia da cultura, e as respetivas relações mútuas.

Nina Amelung: Sociologist and research fellow at Institute of Social Science, Universidade de Lisboa, since November 2020. She obtained her PhD in Sociology from the Technical University of Berlin in February 2018 with a thesis entitled “Democracy Under Construction: The Micro-politics of Ordering Transnational Citizen Engagement”. She expanded her expertise developed throughout her PhD-thesis and developed her current main research theme since 2016 when she joined the ERC-funded project EXCHANGE (first based at CES Coimbra, later at CECS/University of Minho). Her research interests lie at the intersection of Sociology of Culture, Science and Technology Studies (STS) and Critical Migration Studies. While addressing how particular social groups and wider publics are affected by different biometric database systems, she explores relations between emergent publics, matters of citizenship and biometric technologies applied in migration and crime control regimes.

Pedro Macedo: Investigador e ativista na área das alterações climáticas, com destaque para o projeto “Municípios em Transição”. Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Climate Reality Leader treinado por Al Gore, responsável pelo projeto "Um Bosque pelo Clima", cooperante da Coopérnico, ativista no Extinction Rebellion, nos Scientists for Future, entre outras redes. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área da educação ambiental, planeamento territorial e mobilização cidadã. Facilitou iniciativas de sustentabilidade em mais de 60 comunidades.

Rita Grácio: Socióloga, doutorada pela Universidade de Exeter (Reino Unido), licenciada e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora do CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias) da Universidade Lusófona, onde também é docente. Actualmente participa em vários projectos de investigação sediados na Universidade Lusófona, como muSEAum (FCT) ou filmEU (www.filmeu.pt, Horizonte2020), tendo no passado participado noutros projectos como “Novas Poéticas de Resistência“ (CES-UC) e “História da Cultura Visual da Medicina” (Universidade NOVA de Lisboa). Os seus interesses de investigação são na área da sociologia das artes e cultura.