Seminário

Irene Pimentel

Jorge Figueira

Patrícia Santos Pedrosa

13 de maio de 2021, 15h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

"What Women?" é um dos 11 eixos temáticos "What" em que se estrutura a investigação (EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture, uma leitura multifacetada, retrospetiva e prospetiva, da arquitetura portuguesa. Esta linha de investigação pretende fazer um levantamento da emergência histórica e presença/ausência das mulheres no contexto da arquitetura portuguesa, alargando a discussão à reflexão e à prática dos feminismos na história em Portugal. Pretende-se, por um lado, traçar um quadro geral da "inscrição" do feminismo no nosso contexto e, por outro, compreender de que forma a arquitetura foi um lugar de afirmação ou exclusão das mulheres, no arco histórico português da Ditadura à Democracia.

Este seminário em formato online, com organização e moderação dos Investigadores Principais dos projetos "(EU)ROPA" e "W@ARCH", respetivamente Jorge Figueira e Patrícia Santos Pedrosa, contará com a participação de Adriana Bebiano, Ana Tostões e Irene Pimentel.

Organização: Centro de Estudos Sociais (CES-UC) e Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG-ISCSP-ULisboa)

Atividade no âmbito dos projetos de investigação:

«(EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture», sediado e desenvolvido no CES, e financiado por FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. POCI-01-0145-FEDER- 030492.

«W@ARCH.PT - Arquitectas em Portugal: Construção da Visibilidade, 1942-1986», projeto PTDC/ART-DAQ/32388/2017, Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, desenvolve-se no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e, quando aplicável, co-financiado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

____________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 857 7668 1112 | Senha de acesso: 195951

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.