OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIII

Conversa Feminista com Manuela Tavares

24 de novembro de 2022, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Entrevistadora: Adriana Negreiros (Doutoranda CES)

Apresentação

Na edição de 2022-2023, o Gender Workshop propõe prosseguir as  “Entrevistas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As entrevistas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. O formato de entrevista com público, em presença, permitirá um diálogo inicial entre entrevistadora / entrevistada e a abertura a debate. A seleção de entrevistadas e de entrevistadoras terá como objetivo uma cartografia de feminismos diversos, em particular no exercício quotidiano e concreto de projetos distantes dos grandes centros.

Notas biográficas

Manuela Tavares | Doutorada em Estudos sobre as Mulheres, com o tema: 'Feminismos, Percursos e Desafios'. (1947-2007). Membro da direção do CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género – ISCSP. Autora de diversos livros: 'Feminismos, Percursos e Desafios', (2011); 'Aborto e Contracepção em Portugal', (2003), 'Movimentos de Mulheres em Portugal nas décadas de 70 e 80', (2000). Autora de artigos da especialidade para livros e revistas. Membro da equipa de Investigação do projeto Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974 – WOMASS. Co-organizadora de diversos livros e autora de artigos na sua área de especialidade. Formadora e Supervisora de diversos projetos na área da Igualdade de Género. Membro da direção da UMAR (União de mulheres Alternativa e Resposta) e sua cofundadora.

Adriana Negreiros | Jornalista e escritora, é autora de “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço” e “A vida nunca mais será a mesma: cultura da violência e estupro no Brasil”, ambos publicados no Brasil pela editora Objetiva. Por “A vida nunca mais será a mesma”, recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de melhor livro de ensaio de 2021. É doutoranda em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra.