Colóquio

Desmercadorizar o trabalho? da (in)segurança no emprego à proteção social

24 de março de 2022, 9h45-18h00

Auditório B2.03, ISCTE, IUL (Lisboa)

[versão PDF]

9h45-10h00 | Sessão de abertura
Maria Teresa Patrício (Diretora do CIES-Iscte), Renato Miguel Do Carmo (CIES-Iscte)

10h00-11h30
Que Europa laboral? Uma análise exploratória sobre os regimes e a qualidade do emprego.
Nuno Nunes (CIES- Iscte), Helena Carvalho (Diretora da ESPP; CIES- Iscte), Renato Miguel Do Carmo (CIES- Iscte)

Reconfigurações do desemprego e da precariedade nos jovens: Europa entre 2010 e 2020
Inês Tavares (CIES- Iscte, Observatório das Desigualdades) e Ana Filipa Cândido (CIES- Iscte, Observatório das Desigualdades)

Trajetórias de vulnerabilidade na economia digital em Portugal
Isabel Roque (CES-UC)

11h40-13h00
A (in)segurança dos vulneráveis: perfis e representações da proteção social entre trabalhadores precários.
Rodrigo Vieira De Assis (CIES- Iscte)

A dinâmica das políticas de emprego e proteção em Portugal (1974-2021): progresso ou retrocesso?
Jorge Caleiras (CIES- Iscte; Instituto da Segurança Social)

Políticas de emprego e proteção social no Sul Global.
Clara Oliveira (FEUC) e Tiago Oliveira (CIDEFF)

14h30 - 15h30
Green and Purple Job Guarantee: The Main Component of a Green New Deal/Trabajo Garantizado verde y morado: el principal componente de un Green New Deal
Eduardo Garzón (Universidade Autónoma de Madrid)