Seminário | SAÚDE: Estudos Críticos e Novos Ativismos

Morrer para ser homem? Masculinidades, saúde e cuidado

Tatiana Moura (CES/PROMUNDO)

31 de janeiro de 2022, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

Inserido no Ciclo SAÚDE: Estudos Críticos e Novos Ativismos, este seminário conta com Tatiana Moura (CES) como oradora e Patrícia Ferreira (CES) como comentadora | Moderação: Susana de Noronha e Tiago Pires Marques (CES)


Notas biográficas

Tatiana Moura é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, Coordenadora do Promundo Portugal desde 2014 e Diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018. Entre 2011 e 2019 foi Diretora Executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil), uma ONG internacional com escritórios no Brasil; EUA, República Democrática do Congo e Portugal que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Licenciada em Relações Internacionais pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, masculinidades, violência urbana e novíssimas guerras.

Patrícia Ferreira é licenciada em Biologia, mestre em Comunicação de Ciência e doutorada em "Governação, Conhecimento e Inovação - ramo Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia". O seu trabalho anterior em comunicação de ciência e como especialista de comunicação em projetos de cooperação internacional em saúde trouxe-a ao CES, onde tem vindo a integrar iniciativas e projetos de investigação colaborativa que cruzam as ciências sociais e as ciências da vida e da saúde. A partir dos estudos sociais sobre a saúde e a medicina, da antropologia médica e dos estudos críticos sobre a saúde pública, o seu campo de pesquisa centra-se no desenvolvimento de novas perspetivas sobre as práticas de conhecimento e de comunicação no campo da saúde global. Como comunicadora de ciência, tem interesse em investigar e comunicar histórias e ontologias emergentes entre a ciência e a sociedade.

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/83013214090?pwd=endUSUJHMEs4b3lkMnl5UWFwM0VnZz09 | ID: 830 1321 4090 | Senha: 838700

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.