Apresentação de livro

«O Neoliberalismo não é um slogan» de João Rodrigues

25 de maio de 2022, 18h00

Almedina Estádio Cidade de Coimbra

Apresentação do livro por José Reis (CES/FEUC)

Enquadramento

Através da interpretação dos contributos teórico‑práticos de alguns dos principais ideólogos neoliberais – de Friedrich Hayek a Aníbal Cavaco Silva –, este livro procura corroborar a seguinte hipótese: o neoliberalismo foi – e ainda é – um poderoso processo político‑ideológico de promoção do desencantamento em relação a uma política democrática assim tornada impotente. O capitalismo supranacional é apresentado como irreversível e benigno.

O que aqui se mostra também é que o balanço do neoliberalismo não é brilhante, tendo conduzido à estagnação económica e a uma desigualdade social crescente. Apesar da luta sem quartel das elites dominantes contra a ideia de soberania nacional e democrática, há um outro caminho realista: reencantar a economia através de alternativas construídas a partir dos Estados nacionais, reconhecendo a plasticidade e os limites dos mercados, circunscrevendo‑os e subordinando‑os às prioridades colectivas.

João Rodrigues
é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. Doutorado pela Universidade de Manchester, a sua investigação tem-se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à financeirização do capitalismo em Portugal. É autor de diversas publicações nestas áreas, incluindo em revistas académicas como o Cambridge Journal of Economics ou a Review of International Political Economy. É ainda coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde diplomatique - edição portuguesa.