Apresentação de livro

«A Persistência da Desvalorização do Trabalho e a Urgência da sua Revalorização» | Coord. Maria da Paz Campos Lima e José Castro Caldas.

23 de março de 2023, 17h30

Livraria Almedina Atrium Saldanha (Lisboa)

A sessão conta com a participação dos coordenadores da obra, com apresentação a cargo de Manuel Carvalho da Silva, Coordenador do CES Lisboa.


Sinopse

Este livro analisa os processos de desvalorização salarial ocorridos em Portugal entre a crise internacional de 2008 e a atualidade. Examina em particular a reconfiguração das instituições de enquadramento das relações laborais, da especialização produtiva e da estrutura do emprego. Além das análises transversais de âmbito nacional e de comparação internacional, um dos contributos do livro é a análise dos impactos variegados das mudanças económicas/institucionais ao nível setorial e ao nível das empresas, tendo em consideração as políticas salariais e a negociação coletiva.
Partindo da conjetura de que a reconfiguração institucional regressiva associada às políticas de «desvalorização interna» do período de intervenção da Troika pode ter acelerado um processo de desvalorização cumulativa do trabalho, os capítulos deste livro examinam os seus impactos envolvendo perdas de competência e aptidão, retração de investimento, aumento das desigualdades económicas e quebra demográfica.