Seminário

Aportes Teóricos ao Estudo do Ecocídio e da Globalização dos Territórios: Epistemologias do Sul

24 de março de 2023, 14h00 (GMT)

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC + Online

Apresentação

Este seminário é um espaço de discussão e diálogo sobre a contribuição das espistemologias do Sul para a compreensão dos processos de ecocídio associados à globalização dos territórios, com ênfase no caso específico do Cerrado no Brasil.

Este evento insere-se no projeto "Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: resistências e lutas dos povos e comunidades originários e tradicionais pelos direitos à saúde e à vida",  em curso no CES, coordenado pelo Investigador Visitante Guilherme Franco Netto (Fiocruz) e com acompanhamento científico de João Arriscado Nunes.


Programa

1- João Arriscado Nunes – FEUC/CES
Título: As Epistemologias do Sul e o Ecocídio
Resumo: Articulação das diferentes experiências e práticas com a luta e resistência dos povos e comunidades em defesa do Cerrado. O processo de Ecocídio e Ecogenocídio do Cerrado. Exclusão abissal X ecologia de saberes e bem viver.
Palavras-chave: Diversidade dos saberes e práticas; Ecocídio, Genocídio e Epistemicídio; Pensamento abissal.

2- Sara Araújo – FEUC/CES
Título: Papel do Estado e pluralismo jurídico na relação com os povos originários e tradicionais
Resumo: Tipos de tensões que existem na relação do estado com os povos e comunidades tradicionais e originários. Colonialismo e capitalismo. Destruição dos povos e comunidades e dos seus modos de vida.
Palavras-chave: Papel do estado; conflitos; colonialismo; capitalismo; Ecocídio.

3- Larissa Parker - GRAIN/Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
Título: As epistemologias do sul na perspectiva da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
Resumo: As ecologias de saberes e a epistemologia do sul na perspectiva da defesa do Cerrado. Conhecimento adquirido com o trabalho realizado com os povos e comunidades tradicionais e originários.
Palavras-chave: Epistemologias do Sul; Cerrado; ecologia de saberes; saberes ancestrais.

4- Marcelo Firpo Porto – Fiocruz
Título: Interface entre as Epistemologias do Sul e a Saúde Coletiva
Resumo: Relação da interface entre as Epistemologias do Sul e a Saúde Coletiva com o Ecocídio, ecogenocídio, epistemicídio do Cerrado e a globalização dos territórios.
Palavras-chave: Epistemologias do Sul; Saúde Coletiva; Ecocídio; Globalização.

Debatedor: Marcelo Rasga - ENSP/Fiocruz
Título: "Epistemologias do Sul e seus aportes à pesquisa social em saúde pública/coletiva: reflexões em debate"
Resumo: Debater e refletir criticamente com os palestrantes as possibilidades, aproximações e afastamentos entre epistemologias do sul e pesquisa social, buscando produzir aportes que apoiem a construção da práxis metodológica da Pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros".
Palavras-chave: Epistemologias do sul; pesquisa social em saúde pública/coletiva; reflexões.

Moderador: Guilherme Franco Netto (Fiocruz e Investigador visitante do CES): tem o papel de facilitar o debate dos temas abordados pelos palestrantes e a sistematização.

______________________

A componente virtual desta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/95154566838

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

A participação por via digital não confere declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.