oFICINA | cICLO 'Construir Comunidades Educativas'

Barreiras materiais e imateriais nos espaços educativos

23 de março de 2023, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Esta oficina parte de uma inquietação que surgiu num período delicado: a entrada de uma criança numa instituição educativa e o processo de adaptação a essa nova realidade.

Como são definidas as regras para essa adaptação num mundo pós-pandemia? Quem as define? Será que o “sofrimento” das famílias nesse período tem que acontecer, e de uma determinada maneira? Será que os espaços educativos (creches, Jardins de Infância, escolas) se constituem como espaços fechados, isolados da comunidade? Qual o papel das crianças e jovens que os frequentam na transformação do “espaço escola”?

Iremos partilhar experiências enquanto mães/pais, profissionais da educação e investigadoras/es, a partir de vivências pessoais, de resultados de dois projectos de investigação que olham a intervenção e transformação das escolas de forma colaborativa e integrada na comunidade e de um modelo pedagógico que privilegia a formação de redes entre espaço educativo, famílias e comunidade e a inclusão plena das crianças.

Com esta oficina, pretendemos debater o lugar da escola, e espaços educativos, e das pessoas, explorar outras abordagens a este lugar, e procurar uma outra compreensão do espaço escolar como espaço histórico e de estórias.

Intervenções:

Joana Sousa (CES), Gonçalo Canto Moniz (CES, DArq-FCTUC), Carolina Coelho (CEIS20, DARq-FCTUC), Raquel Maricato (SAI [JI]SASUC), Nuno Dias (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel)

Moderação: Rita Campos, Cláudia Carvalho (CES)

Atividade no âmbito do CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Ciclo de Oficinas | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.EDU)

Construir Comunidades Educativas