OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIII

25 de maio de 2023, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

O Gender Workshop prossegue as  “Conversas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As conversas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. A convidada desta conversa é Maria Gil, entrevistada por Eliane Godinho.

Notas biográficas

Maria Gil | Atriz, ativista e feminista. É mãe de quatro adolescentes, atriz e reside na cidade do Porto. É uma atriz, ativista e feminista romani, sendo uma referência na promoção do movimento feminista das mulheres romani em Portugal. Desdobra-se em múltiplas atividades que têm como objetivo passar a mensagem de igualdade e combate a discriminação étnico-racial, sobretudo em relação as pessoas racializadas. É uma figura inspiradora para muitas mulheres em Portugal, romani e não só, pela coragem e determinação com que leva a cabo a luta pelos direitos das mulheres e pelos da sua comunidade de nascença. O seu ativismo é sobretudo feito através do teatro, fez teatro comunitário e teatro do oprimido. O teatro é uma das formas que escolheu, tal como as palestras e o apoio social a grupos socialmente vulneráveis, em condição de marginalização e exclusão sem que esteja ligada a qualquer associação em particular. Participa em redes de organizações independentes, atualmente tem estado envolvida em iniciativas para promoção da igualdade, do direito à habitação. Mobiliza-se e intervém em projetos socioeducativos que possibilitem os processos de reflexão individual e coletiva para uma maior consciência das injustiças e desigualdades sociais, sobretudo acerca das questões da igualdade de género, presentes nas diferentes comunidades racializadas em Portugal.

Eliane Godinho | Doutoranda em Estudos Feministas – FLUC/CES. Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Atuou como pedagoga nas séries iniciais na rede municipal de ensino de Pelotas, integrou o Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel e o Grupo de Pesquisa DGenerus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero da Universidade Federal de Pelotas. Suas atuais áreas de interesse são: estudos feministas e gênero, educação popular, pedagogia feminista, educação popular feminista, anticiganismo e movimentos sociais. Atualmente é bolsista pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – Portugal e dedica-se com exclusividade ao seu projeto de investigação.