OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIII

Conversa Feminista com Mariola Mourelo

26 de janeiro de 2023, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Entrevistadora: Sandra Silvestre (Mestranda FPCEUC/FEUC)


Apresentação

Na edição de 2022-2023, o Gender Workshop propõe prosseguir as  “Entrevistas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As conversas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. O formato de entrevista com público, em presença, permitirá um diálogo inicial entre entrevistadora / entrevistada e a abertura a debate. A seleção de entrevistadas e de entrevistadoras terá como objetivo uma cartografia de feminismos diversos, em particular no exercício quotidiano e concreto de projetos distantes dos grandes centros. A presente conversa destaca o trabalho de Mariola Mourelo.


Notas biográficas

Mariola Mourelo é ativista feminista, fotoeducadora e facilitadora de grupos. Foca-se no trabalho comunitário e ativista ligando os seus três principais interesses: o feminismo, a fotografia e a educação, através dos projetos ffotoeduca, Revirada - revista feminista e da facilitação de grupos. Recentemente, cofundou a 50pés consultoras onde se dedica ao acompanhamento e formação de projetos empresariais e sociais a partir de uma perspetiva de género e feminista. Nasceu na Corunha, Galiza, onde atualmente vive, trabalha, é ativista e estuda, continuando a sua formação em Igualdade de Género e Facilitação de Processos Grupais. Estudou Fotografia Documental no País de Gales e Educação Artística em Londres.


Sandra Silvestre é animadora comunitária, coordenadora de projetos socioeducativos, formadora e consultora na área da igualdade de género e da economia social e solidária. O seu percurso é muito marcado pela AJPaz - Ação para a Justiça e Paz, ONGD onde começou a sua formação prática, mas também por redes como a Marcha Mundial das Mulheres e a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Tem-se dedicado a projetos de cidadania, democracia participativa, igualdade e direitos humanos. Atualmente, trabalha com o projeto COL.ECO - Colaboração na Organização Local de Economia Sustentável do Concelho de Coimbra promovido pela APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. Destaca também o trabalho com o Grupo Aprender em Festa (Gouveia), entidade de que faz parte, e na iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal promovido pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

É formadora, especialmente em temáticas relacionadas com a Igualdade de Género e com metodologias da educação não-formal, e tem trabalhado com inúmeras entidades por toda a região centro. É ativista social e colabora regularmente com a Casa da Esquina, a AKTO, a Coolabora, a inducar, o CES, entre outras. Foi também produtora cultural no TEUC, Teatrão, JACC e assessora parlamentar. É licenciada em Relações Internacionais pela FEUC, com formação especializada em Educação para os Direitos Humanos (EYCB/COE) e atualmente é mestranda em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo (FPCEUC/FEUC).