SEMINÁRIO | CICLO 'AS TRAMAS DA MEMÓRIA: DATAS PARA CONTAR'

Novas Cartas Portuguesas - publicação e processo

Adriana Bebiano (CES/FLUC)

23 de outubro de 2023, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este seminário insere-se no ciclo As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: heranças e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. Os seminários decorrem on-line, sempre que possível na data a assinalar, todos os meses, pelas 16 horas, ao longo de 2023

Adriana Bebiano aborda a publicação das Novas Cartas Portuguesas, o seu impacto e o processo judicial que envolveu as autoras, iniciado em 25 de Outubro de 1973.

Nota biográfica

Adriana Bebiano | Professora Associada com Agregação do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais. É doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "Biografias romanceadas: a História contada como delírio" (2003). Foi também na U.C. que obteve os graus de Licenciatura e de Mestrado. Foi Presidente do Conselho Científico do CES entre 7 de fevereiro de 2019 e 10 e fevereiro de 2022, membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras (1994-1996) e da Direcção do CES (2000-2002) e é membro eleito do Conselho Científico da FLUC desde 2007. Entre as suas actuais áreas de interesse destacam-se os Estudos Feministas, Estudos Irlandeses e Literatura Comparada. Presentemente lecciona nas Licenciaturas em Línguas Modernas e em Estudos Artísticos, no Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, no Doutoramento em Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução. Lecciona ainda no doutoramento em Estudos Feministas (FLUC / CES), programa do qual é diretora.

_____________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84587553732  | ID: 845 8755 3732 | Senha: 188302

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.