Seminário | Ciclo 'As Tramas da Memória: datas para contar'

Há sempre alguém que diz não! A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)

15 de dezembro de 2023, 14h30 (GMT)

Sala de Conferências da Torre do Tombo (Lisboa) + Online (Inscrição obrigatória)

Apresentação

Este seminário insere-se no ciclo As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. 

Intervenientes: Rui Gomes, Graça Índias Cordeiro, Bernardo Vasconcelos e Sousa, António Miguel Guimarães, Silvestre Lacerda, José Lopes Cordeiro, Miguel Cardina, Joana Ralão

Promotor e organizador institucional: Rui Gomes e CES

_____________________

As inscrições para a participação presencial encerraram devido à lotação da sala ter sido atingida.

Está aberto o período para a participação online, por meio da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória, limitada ao número disponível de vagas. Apenas as pessoas que se inscrevam receberão o link que dá acesso à sala virtual.

Agradecemos que todas/todos as/os participantes no colóquio mantenham o microfone em silêncio até ao momento do debate.

Em cada período de debate será permitida a participação remota, limitada a duas perguntas ou comentários breves. Para o efeito deverão inscrever-se no chat durante a sessão.

 

Notas biográficas

Rui Gomes | Professor catedrático aposentado, investigador do CES-UC, dirigente do MAEESL entre 1971 e 1974, militante da UEC-ML desde 1972 até à sua dissolução em 1975, expulso de todo o ensino por 3 anos no final de 1972, detido em 16-12-73, passou à clandestinidade em fevereiro de 1974, depois de uma tentativa de prisão pela PIDE.

Graça Índias Cordeiro, antropóloga, professora associada do ISCTE-IUL, detida em 16-12-73 enquanto estudante do Liceu Rainha Dona Leonor, onde integrava o Grupo de Estudantes afecto à então emergente LCI.

Bernardo Vasconcelos e Sousa | Professor associado da UNL, detido na capela do Rato durante a vigília contra a guerra colonial em 31-12-72 e de novo em 16-12-73. Estudante do Liceu Padre António Vieira, integrava uma corrente com intervenção política na região de Lisboa.

António Miguel Guimarães | Diretor artístico e produtor de eventos culturais e musicais, colaborador do MAEESL no Liceu de Cascais, militante da UEC clandestina até à sua dissolução em 1979, detido em 16-12-73 e de novo em 6-4-74, manteve a sua militância associativa e política até 1980.

Joana Ralão I investigadora do HTC-CFE e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação intitulada “As mulheres no movimento estudantil da década de 70”. 

José Manuel Lopes Cordeiro | Historiador e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Pólo da Universidade do Minho.

Miguel Cardina |  Historiador e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Silvestre Lacerda | Historiador, especialista em Ciências Documentais-opção Arquivo, é Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.