Oficina| GENDER WORKSHOP SERIES XIV

Conversa Feminista com Ana Lúcia Santos e Tiago Rolino

21 de março de 2024, 17h00

Sala 1, CES | Alta

O Gender Workshop prossegue as  “Conversas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As conversas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. A convidada desta conversa é Ana Lúcia Santos, entrevistada por Tiago Rolino. O tema é o desporto numa perspetiva de género.

Notas biográficas

Ana Lúcia Santos | Desenvolve investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) desde 2012, integrando projetos de investigação relacionados com cidadania e sexualidades LGBTQI+. É doutorada em Estudos Feministas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em colaboração com o CES, com uma tese sobre as políticas reguladoras de corpos sexualmente não- normativos (trans e intersexo) no desporto de competição. Com uma carreira passada como atleta federada, Ana Lúcia Santos reconhece o poder transformador do desporto e seu potencial para promover inclusão. Para além do trabalho académico, esteve envolvida no ativismo LGBTQI+ em Portugal, tendo sido uma das co-fundadoras da Plataforma Anti-Homofobia e Transfobia de Coimbra.

Tiago Rolino | Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado entre 2003 e 2017, e é mestrando em Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento na Universidade Aberta (UAb). É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais (CES), onde é Gestor de Projetos do Projeto de Apoio ao Combate à Corrupção em Moçambique do Observatório Permanente da Justiça (OPJ).