Documentário “creatour.pt” com três 1.º lugares no Festival ART&TUR Viseu 2020

O documentário “creatour.pt - turismo criativo em Portugal”, que integrava a lista de finalistas do ART&TUR Viseu 2020 - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu em Viseu, entre 20 e 23 de outubro, venceu o 1.º Prémio em três categorias: «Turismo Sustentável e Responsável», «Melhor Documentário» (até 90') e «Melhor Documentário Nacional».

Através de uma inspiradora viagem ao longo do país, este documentário realça a vivência em primeira mão de algumas das iniciativas de turismo criativo que foram desenvolvidas no âmbito do projeto CREATOUR , coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Os objetivos deste filme passam por (i) destacar as organizações em Portugal que conceberam e implementaram um vasto leque de ofertas de turismo criativo no âmbito do projeto CREATOUR, como co-investigadores, empresários e catalisadores de redes locais; (ii) promover o conceito de turismo criativo como um turismo sustentável de pequena escala e de base comunitária; (iii) destacar Portugal como um destino turístico promotor da valorização do património cultural e natural e da defesa de práticas turísticas sustentáveis através de experiências criativas e de imersão cultural; e (iv) apresentar as principais dimensões do projeto de investigação-ação multidisciplinar CREATOUR, que inspirou outras iniciativas de turismo criativo internacionalmente.

No contexto atual da pandemia COVID-19, em que as viagens têm sido restringidas e os destinos procuram novos modelos de turismo para o futuro, o turismo criativo está bem posicionado para contribuir significativamente para o turismo pós-pandémico. Sendo, por natureza, projetado para pequenos grupos (por exemplo, famílias ou “bolhas sociais”), alinha-se em completo com o crescente foco no turismo doméstico e em estadias mais longas num único lugar. Com uma elevada diversidade de atividades, o grande potencial do turismo criativo é a sua transversalidade, podendo complementar os diferentes segmentos da procura nas diversas tipologias de turismo existentes. Proporcionando soluções para a regeneração local, quer ao nível das tradições quer de especificidades locais, o turismo criativo fomenta opções mais conscientes, com claros benefícios para a comunidade. Neste sentido, também se aplicam os princípios de um turismo sustentável e responsável, com especial atenção para a gestão cuidada e os impactos locais.

O documentário ffora já galardoado com quatro prémios internacionais: Festival Silafest (Sérvia), 1º lugar na categoria “The Blue Danube - Tourism Services” e 1.º lugar na categoria “The Blue Danube - Tourism Products Cultural Tourism”; Terres Travel Festival Films & Creativity (Espanha), 2.º lugar na categoria “History and Heritage”; Zagreb TourFilm Festival (Croácia), 2.º lugar na categoria “The Best TV Reportage”.

O documentário pode ser visto na íntegra no canal YouTube do CES: https://youtu.be/kWf__o6RfX0